Grupo de trabalho vai discutir soluções para o déficit habitacional do Recife

Decisão é resultado de encontro entre o Crea-PE, Secretaria de Habitação do Recife, Ademi-PE e Sinduscon-PE

Criar um grupo de trabalho que possa unir o poder público, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), entidades como o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi) para discutir soluções com o objetivo de reduzir o déficit habitacional do Recife. A decisão foi o principal resultado da reunião que aconteceu nesta segunda (27/03), na Sehab, que fica no prédio da prefeitura do Recife.

“O nosso objetivo maior, quando buscamos a Secretaria Municipal de Habitação, é gerar o bem comum à sociedade: a moradia digna para todos os cidadãos. Queremos a cidade do Recife promovendo o bem-estar de quem mora aqui, de quem tem a sua vida ligada a essa cidade. O Recife é conhecida como ‘a cidade dos morros’, ‘a cidade das palafitas’. Mas a gente precisa dizer que essa é uma cidade para as pessoas: democrática, com acessibilidade, arborização e condições dignas de moradia para todos”, afirma Adriano Lucena, presidente do conselho em Pernambuco.

Além dele, participaram da reunião com o secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa, o presidente da Ademi, Rafael Simões, o presidente do Sinduscon, Antônio Cláudio Sá Barreto Couto, além de outros representantes das duas instituições. A Secretaria Municipal de Habitação calcula que  o déficit habitacional no Recife chega a 80 mil moradias, incluindo áreas de risco, como palafitas e partes de morros sob ameaça de deslizamento.

A revitalização de imóveis sem uso no centro da cidade e possibilidades de cooperação entre as instituições envolvidas e a Sehab Recife também foram assuntos do encontro. “O Crea-PE tem assumido o papel de ligar os pólos de desenvolvimento de Pernambuco: estado, municípios e o setor produtivo e construtivo de forma geral”, declara Adriano Lucena.

“Foi um momento muito importante, considerando que o Crea-PE é uma entidade que representa os profissionais  de engenharia – e a pauta da Secretaria de Habitação também está diretamente ligada à engenharia, principalmente a engenharia civil – por meio da habitação”, avalia o secretário Ermes Costa. “O conselho é um parceiro desse debate, um parceiro da secretaria. Conheço Adriano Lucena há muito tempo e sei de seu compromisso em fazer com que a engenharia seja um instrumento real de transformação social”, defendeu Ermes.