Bonito/PE será palco para o 2º seminário dos conselheiros e a 1ª plenária de 2011

O Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realiza, de 27 a 30 de janeiro, no município de Bonito, o 2º Seminário Conselheiro Cidadão e a 1ª Reunião Plenária Ordinária do ano. O encontro reunirá os conselheiros do Crea-PE, renovado em um terço a cada ano, com o objetivo de tirar dúvidas e reciclar os conhecimentos dos profissionais para uma melhor atuação nas decisões do Conselho. Durante o evento, os membros do plenário debaterão sobre legislação, ética e resoluções do Confea, além de conhecer as rotinas diárias do Crea.

Na programação estão previstas as participações do presidente do Conselho Federal (Confea), Marcos Túlio de Melo, do conselheiro federal, Kleber Santos, do diretor presidente da Mútua, José Wellington Costa, do engenheiro da Eletronorte, Henrique Luduvice, entre outros profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua que atuam nas áreas administrativas. Na sexta-feira (28), após a abertura solene, às 8h, os conselheiros assistirão a palestras sobre o Sistema, o regimento interno, procedimentos administrativos, plano diretor 2011, além de uma dinâmica de grupo voltada para a integração e motivação dos participantes.

No sábado, será o dia de aprofundar os conhecimentos sobre as resoluções. Código de ética profissional, julgamento dos processos de infração e aplicação de penalidades, Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e Acervo Técnico serão abordados no seminário. No encerramento, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, conduzirá para a plenária de posse dos novos conselheiros, eleição e posse da diretoria, comissões e representantes de plenário nas Câmaras Especializadas.

Conselheiros – Formado por representantes de entidades de classe ou de instituições de ensino, o plenário do Crea desenvolve papel fundamental nas decisões do Conselho. Segundo Prícila Ferreira, do Confea, para ser conselheiro é necessário se despir do interesse dos profissionais e passar a defender o interesse da profissão. Ainda no pronunciamento da representante do Confea, os conselheiros foram apresentados como o elo entre as entidades de classe e o Conselho.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE