Cardim participa do lançamento Navio Zumbi dos Palmares

Recife, 21 de maio de 2013

O 1º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Arnaldo Cardim, representou o presidente José Mário Cavalcanti, no ato solene realizado pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo Industrial Portuário de Suape, nesta segunda-feira (20/05), de lançamento do segundo navio construído no Estaleiro, o petroleiro “Zumbi dos Palmares”. O evento contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do governador Eduardo Campos.

“Nós, que fazemos parte do Crea-PE, acreditamos que o lançamento do petroleiro ‘Zumbi dos Palmares’ representa um crescimento técnico e econômico em Pernambuco. Com a qualificação de trabalhadores em suas mais diversas atividades, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco saúda o lançamento do segundo navio produzido pelo Estaleiro Atlântico Sul”, destacou Arnaldo Cardim.

O navio “Zumbi dos Palmares” é um suezmax para transporte de óleo cru, com capacidade de transporte de 157.700 toneladas de porte bruto, o que equivale a metade da produção diária do petróleo gerado hoje no país, com uma altura de 51,6 metros, esse gigante do mar pode alcançar a velocidade de 14,8 nós.

O “Zumbi dos Palmares” é o quinto navio lançado pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2), que visa ampliar e modernizar a industria naval brasileira. Entregue a Transpetro, o gigante Zumbi dos Palmares as 14h15 já realizou a sua primeira operação, deixando o Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco e indo em direção da Bacia de Campos, Rio de Janeiro, onde será carregado de petróleo na plataforma P-38, da Petrobrás, e seguirá para o terminal aquaviário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Antonio Alves
ASC do Crea-PE