Carta Crea Desenvolve de Santa Cruz do Capibaribe reúne propostas para desenvolvimento sustentável da região

Após dois dias de discussões com mais de 100 participantes inscritos, a primeira edição do Crea Desenvolve, realizado em Santa Cruz do Capibaribe, nos dias 26 e 27 deste mês, aprovou, por aclamação, um documento reunindo uma série de propostas para o desenvolvimento sustentável da região. A Carta Crea Desenvolve de Santa Cruz do Capibaribe reúne sugestões de ações em três eixos temáticos: a indústria da confecção, a indústria da construção civil e a produção agrícola, pecuária e florestal.

O evento contou com uma participação relevante de profissionais da região, além de gestores públicos, representantes da iniciativa privada e da sociedade em geral. As propostas foram elaboradas a partir da discussão formulada em grupos de trabalho. Durante os dois dias do encontro, o Crea-PE estimulou a rica troca de ideias e a construção de um olhar da cidade e da região para si mesma. Todos os temas debatidos ressaltaram a preocupação do fortalecimento da economia atrelado ao respeito ao meio ambiente.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destacou o sucesso do evento, o primeiro de uma série de encontros que serão realizados no interior de Pernambuco. “Fomos muito além de apenas apontar os problemas e os desafios de Santa Cruz do Capibaribe e da região. Foram dois dias, discutindo soluções, caminhos e alternativas para gerar desenvolvimento e justiça social para todos. Tratamos de questões como a oferta de água potável, destinação dos resíduos das confecções, regularização fundiária e um programa de requalificação dos trabalhadores da indústria têxtil e da construção civil”, destacou Adriano Lucena.

O fortalecimento da presença do Conselho no debate do desenvolvimento local ajuda a construir pontes para estimular o crescimento planejado da região. “O Crea está aqui para ser parceiro dos profissionais, contribuir com o progresso da cidade de forma ordenada e respeitando as leis. Precisamos de um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, defendeu o inspetor-coordenador de Caruaru, Charlles Freitas.

Após o esforço de formular e aprovar sugestões de intervenção contextualizadas na realidade local, a Carta Crea Desenvolve de Santa Cruz do Capibaribe segue agora com o desafio de ganhar vida e se transformar em uma articulação conjunta entre profissionais, empresas da iniciativa privada e poder público. “O encontro em Santa Cruz foi o primeiro passo para articularmos essa ação conjunta, definindo as prioridades e os atores envolvidos no processo. Agora precisamos nos organizar para à segunda e mais importante etapa, que é a articulação e implementação das propostas apresentadas na Carta”, afirmou o superintendente técnico do Crea, Nielsen Christianni.

O próximo encontro do Crea Desenvolve já tem data marcada: será realizado em Serra Talhada, nos dias 5 e 6 de novembro. O evento acontece na Faculdade de Integração do Sertão (FIS) e para participar basta realizar gratuitamente a inscrição aqui. Todos os participantes receberão certificado.