Visita ao Holiday reabre diálogo em busca de soluções para recuperação do edifício

Crea-PE acompanha encontro com representantes da Câmara de Vereadores, Prefeitura do Recife, Aduseps, comissão multidisciplinar e moradores do prédio

Uma visita ao Edifício Holiday, na manhã desta quinta-feira (28), marca a retomada do diálogo para resolver os problemas no prédio, interditado desde março de 2019, por riscos de incêndio e desabamento. Essa foi a primeira agenda depois da audiência pública realizada semana passada pela comissão reativada de vereadores do Recife para tratar das questões do Holiday. No encontro de hoje, representantes do Crea-PE, da Câmara de Vereadores, da Aduseps (Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde), da comissão multidisciplinar criada para acompanhar o caso, além de moradores.

O vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro, avalia a visita como a reabertura do diálogo sobre o Holiday, uma proposta defendida pelo Conselho, onde quer reunir os atores envolvidos neste assunto para viabilizar a recuperação do edifício. A secretária executiva de Mobilidade e Controle Urbano, Marta Lima, colocou a Prefeitura do Recife à disposição do Crea para que todos juntos possam viabilizar a melhor saída para o Holiday. Ela ficou de agendar uma reunião entre o Conselho e o secretário executivo de Orçamento e Captação de Recursos do Recife, Leonardo Barbosa.

“A parte da gente (Prefeitura) foi cumprir o mandato judicial. A reabertura do diálogo é interessante para a cidade. É importante. Acho que cabe aos vereadores, ao Crea puxar isso, essa conversa, com o pessoal da universidade também em busca de soluções. A gente está aqui para contribuir”, atesta a secretária.

Para este encontro com Leonardo Barbosa, Stênio Cuentro, que participou desta visita acompanhado do chefe de gabinete do Crea-PE, Ermes Costa, adiantou que vai solicitar à Prefeitura a situação de cada morador cadastrado no Holiday. A partir do detalhamento da situação de cada um, será possível criar uma matriz dos proprietários e moradores. Este mapeamento vai viabilizar as decisões, seja para os proprietários que querem vender, para as unidades que não têm dono e podem ser vendidas para ajudar no custeio da recuperação do edifício.

Stênio Cuentro lembra que já existe o projeto de recuperação da infraestrutura do edifício, feito por professores e alunos da Politécnica, que também estão ajustando o projeto da parte elétrica, adequando às normas da Celpe. Também há a viabilidade financeira, com o uso de recursos públicos para a chamada habitação de interesse social, prevista na legislação desde 2008, onde pessoas que ganhem até 3 salários mínimos (R$ 3,3 mil) tenham direito a esta assistência. Bem como o uso dos recursos dos próprios moradores, que têm a disponibilidade do crédito habitacional, junto à Caixa Econômica. O Crea, inclusive, já abriu um canal de comunicação com o banco para tratar do assunto.

O vereador Osmar Ricardo (PT), que preside a comissão na Câmara para tratar do Holiday, e propôs esta visita, avaliou que o papel dos vereadores presentes no encontro desta quinta, junto com todos os outros participantes, é buscar, de fato, resolver esse problema. “Não vai ser fácil. Vai ser uma fortuna, mas tem algumas saídas e a gente precisa achar as saídas, preservando o patrimônio que é do Recife. O Holiday é um patrimônio do Recife. Nesse papel, junto com os órgãos, com o Crea, com as universidades, com a prefeitura, a gente vai buscar uma solução, organizar e fazer um grande debate. É importante saber dos verdadeiros donos dos imóveis”, explica o vereador.

Osmar Ricardo adiantou que o papel da comissão na Câmara é enquadrar este patrimônio dentro do Plano Diretor do Recife. A ideia é blindar o prédio da especulação imobiliária. “Para proteger os moradores e que eles não percam, nem o Recife perca esse prédio, esse patrimônio. O papel da gente agora lá na Câmara é dialogar com o restante da bancada dos partidos para que a gente possa apresentar um projeto ao Plano Diretor incluindo o Holiday”, declara o vereador.

O vereador Paulo Muniz (Solidariedade) também esteve presente na visita. Fez questão de buscar informações com Stênio Cuentro sobre a viabilidade técnica e financeira para o edifício. Questionou sobre a segurança da estrutura e Stênio adiantou que não há risco de desabamento, conforme laudos técnicos. Ao final da conversa, colocou-se à disposição para buscar soluções para a situação o Holiday e principalmente para os moradores. Também estiveram na visita os vereadores Zé Neto (PROS) e Chico Kiko (PP).

Quem também esteve na visita foi a arquiteta e professora da UFPE, Rafaela Cavalcanti, que participa da comissão multidisciplinar que acompanha o caso do Holiday. Sobre o encontro, ela afirma que é muito importante, uma vez que dá visibilidade à pauta, dá visibilidade a um público que está cada vez mais vulnerável. “Trazer o Crea, trazer a Prefeitura, os vereadores, mostra o interesse público de um lado para tentar negociar e também a força das instituições organizadas em cobrar um posicionamento da prefeitura, dos órgãos do Executivo”, destaca Rafaela Cavalcanti.