Censo dos Profissionais da Engenharia mapeia mercado de trabalho brasileiro

Ainda dá tempo de preencher o Censo dos Profissionais da Engenharia (http://censo.confea.org.br). Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o Censo tem por objetivo apontar o perfil dos engenheiros do Brasil e mapear a situação atual do mercado de trabalho nacional.

“Foi feito um estudo que apontou que apenas um terço dos profissionais atua na área de graduação. Nas décadas passadas até 2005, nós tivemos uma saída do mercado de trabalho de muitos profissionais para outras áreas, como setor bancário, comércio, etc. É um pessoal que tem habilitação, formação”, explica o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo.

Conheça o caso de Hélio Santos, que saiu da área, engenheiro ambiental e policial militar, que tem vontade de trabalhar na área de formação. Assista matéria de TV sobre o assunto. O levantamento vai servir, ainda, para promover ações de capacitação e reinserção dos profissionais não atuantes no mercado tecnológico. O prazo para preenchimento é 31 de dezembro. Assessoria de Comunicação do Confea