Comissão de servidores do DER reivindicar ao Crea-PE cumprimento da Lei 4.950-A

Uma comissão formada por profissionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) esteve, na manhã da quarta-feira (1º) na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), para reivindicar ao presidente do Conselho, José Mário Cavalcanti, ao presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), Alexandre Santos e, ao diretor do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Clóvis Arruda, o cumprimento do órgão no que se refere à Lei nº 4.950 – A, que dispõe sobre a obrigatoriedade do pagamento do salário mínimo profissional.

Na reunião, os servidores públicos federais, relataram que a grande maioria dos profissionais de nível superior do quadro do Departamento está sendo substituída por técnicos terceirizados. Também disseram que em suas funções são responsáveis por acatarem ações que não condizem com o que estabelece a lei de licitações, por exemplo. “Entramos todos no órgão, como engenheiros e agora estamos sendo transformados em analistas”, denunciou um dos membros da comissão.

Diante da afirmação do servidor, o presidente José Mário foi contundente. “O Estado não pode descartar seus profissionais. O que cabe a nós é intervir nessa postura e a vocês, a denúncia que, inclusive, pode ser anônima ou por meio das entidades de classe e associações que têm o dever e a obrigação de defender os interesses da categoria que representam. É por fatos como estes, que o Confea está encampando um movimento, em nível nacional, contra a corrupção.

Já o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos, disse ao grupo que “precisamos ser úteis para sermos importantes”, acrescentando que era importante a presença de todos no debate que o CEP promoverá, no dia 14 próximo, com o governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos.

O diretor do Sindicato dos Engenheiros, Clóvis Arruda, lembrou que a valorização da categoria passa pela valorização do trabalho de todos.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE