Comitiva do Crea-PE faz visita técnica às obras da Transnordestina

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, junto com os diretores, os inspetores regionais, assessores e gerentes, fizeram ontem (21), em Serra Talhada, uma visita técnica ao canteiro de obras da Transnordestina, ferrovia que transportará carga entre os trechos Eliseu Martins (PI) ao Porto de Suape (PE) e Salgueiro (PE) ao Porto de Pecém (CE), totalizando 1.700 km de via férrea. O gerente responsável pelo lote SPS 05 Arcoverde, Breno Coutinho, além de acompanhar a comitiva do Conselho, fez uma apresentação sobre o projeto e o andamento das obras da ferrovia.

De acordo com Coutinho, se o ritmo das obras não diminuir, no prazo de dois anos, à população poderá contar com o transporte ferroviário de carga, o qual é considerado como muito mais limpo e mais barato. Esse transporte beneficiará o escoamento da produção do Polo Gesseiro do Araripe (PE), a produção de grãos, principalmente, de milho dos Estados da Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins. Ainda há a promessa de transportar o minério de ferro produzido em Araripina e Piauí.

O projeto contempla a construção de 74 pontes, 68 viadutos, um túnel, 1.477 bueiros e 2.093.646 metros de drenagem superficial, segundo os números. “Uma obra desse porte garantirá o desenvolvimento da Região Nordeste. Por muito tempo, a Engenharia desse País ficou esquecida, por isso, poucos profissionais concluíam o curso. No segundo mandato do ex-presidente Lula, foi que o processo passou a se reverter”, analisou o presidente José Mário Cavalcanti.

Para um grupo de quase 100 profissionais da Odebrecht, o presidente explicou sobre qual o papel do Conselho no cenário atual. “O Crea tem o papel de fiscalizar e verificar a atividade do exercício profissional; defender a sociedade e fortalecer as entidades e os profissionais”, esclareceu aos funcionários da Construtora Odebrecht.

A visita técnica faz parte da programação do Seminário Inspetor Cidadão que começou ontem (21) e segue até a próxima segunda-feira (23), em Triunfo.

Kele Gualberto

Asc do Crea-PE