Inspetores regionais participam do II Seminário Inspetor Cidadão

Os inspetores regionais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) reuniram-se, hoje (21), no auditório do SESC de Triunfo, para participar do II Seminário Inspetor Cidadão, onde houve a integração, o nivelamento e a troca de informações entre os representantes do presidente no Interior do Estado. Pela manhã, o presidente José Mário Cavalcanti falou sobre a “Importância Política do Crea-PE na Exploração do Potencial Econômico das Regiões”.

O presidente citou a Lei 5.194/ 66 para apresentar os princípios básicos que regem as ações dos profissionais do Sistema Confea/Crea. “Ninguém pode exercer a atividade para uso pessoal. Tudo tem que ser pensado dentro do ideal do social humano. A nossa missão é assegurar que os serviços técnicos e a execução de obras relacionadas à Engenharia, Arquitetura e Agronomia tenham a participação de profissionais habilitados, observando os princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade”, defendeu.

De acordo com o presidente José Mário Cavalcanti, a meta de sua gestão é integrar ainda mais às inspetorias regionais à sede. “Os inspetores representam o presidente junto aos profissionais, às entidades privadas, à comunidade, aos órgãos públicos, às instituições de ensino e nas solenidades”, esclareceu.

O 1º vice-presidente Arnaldo Cardim elogiou a iniciativa de promoção do seminário. “Temos a necessidade de ampliar as ações do Crea-PE em todo Estado. Nós devemos aproveitar ao máximo este evento para que possamos nivelar todas as informações que permeiam o Conselho e com isso atender as necessidades e anseios da sociedade sobre a ação e atuação do Crea”, disse.

A 2º diretora Administrativa, Ana Maria Maciel, falou sobre a oportunidade de se ouvir a realidade das inspetorias com o objetivo de melhorar a integração entre a sede e as regionais. A inspetora coordenadora de Serra Talhada, Roberta Menezes, pediu que outros eventos como esse fossem realizados em outras inspetorias.

Após a apresentação do presidente, os inspetores participaram da oficina “Planejamento com sustentabilidade”, promovida por Fátima Brayner. Ela apresentou alguns conceitos, como da geopolítica da sustentabilidade e destacou ainda, a linha do tempo da sustentabilidade.

Em seguida o assessor de Planejamento do Crea-PE, Romildo Cavalcanti, apresentou o Plano de Ações e Metas para cada Inspetoria Regional, em 2011. Segundo o assessor, o objetivo básico do plano de ação é aumentar quantitativamente e qualitativamente a ação fiscalizadora do Crea-PE, acompanhando o crescimento da economia estadual.

O estudo aponta ainda para ampliar a sua receita de modo que os novos investimentos sejam efetuados nas atividades fins do órgão. “É necessário estabelecer um eficiente controle sobre os recursos materiais e humanos na execução das ações e promover o equilíbrio econômico-financeiro que possibilite planejamento de ações, repasses a entidades e quitação de compromissos em tempo hábil”, defendeu.

À tarde, a gerente de Tecnologia da Informação, Aurenéia Santana, explicou o passo-a-passo sobre o funcionamento do Crea.net, onde os inspetores podem acessar informações sobre os profissionais e empresas do Estado. Em seguida, a superintendente, Virgínia Rosal, apresentou o novo organograma da estrutura do Conselho aprovado em Plenário. Já a assessora Jurídica, Ana Rita Falcão, detalhou o Regimento Interno do Crea-PE, relacionando o papel dos conselheiros, das câmaras, do presidente, da diretoria e dos inspetores.

O chefe de gabinete do Conselho, Osvaldo Fonsêca, falou sobre a importância da revisão e atualização do Manual das Inspetorias. Para dar continuidade a esse trabalho, foram formados quatro grupos com, aproximadamente, seis inspetores, onde discutiram e apresentaram propostas de melhorias administrativas, na fiscalização e no sistema Crea.net. As propostas serão encaminhadas para as instancias deliberativas do Crea para subsidiar as decisões da diretoria e do Plenário.

Amanhã, às 8h, os inspetores regionais participam de uma Oficina de Oratória com o facilitador Abelardo Borba, do Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP).