Comitiva do Crea-PE visita Araripina

Araripina, 13 de janeiro de 2009 – Uma comitiva do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) formada pelo presidente José Mário Cavalcanti, pelo superintendente Osvaldo Fonsêca, pela chefe da Divisão de Suporte às Inspetorias Liliana Ramos, pela chefe da Divisão de Registro e Cadastro Vanda Carvalho e pelo chefe da Divisão de Fiscalização Emerson Dizeu visitou, nos dias 08 e 09 deste mês, o município de Araripina (680 quilômetros da capital). Além do Crea-PE, estavam presentes representantes da Mútua e de sindicatos vinculados ao Sistema.

Na sexta-feira, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe – CTA, aconteceu uma ampla reunião com o objetivo de apresentar os principais objetivos do CREA-PE, visando o engrandecimento dos profissionais em Araripina. O presidente José Mário Cavalcanti destacou a importância do órgão e da valorização do profissional. No evento, houve a entrega de duas carteiras do Crea-PE aos engenheiros Jurandir Paes Landim de Castro (de Minas) e Mário José Reis de Souza (Agrônomo) pelo inspetor Evandro Carvalho. Os inspetores do órgão em Araripina, com atuação na Região do Araripe foram apresentados à sociedade local, são eles: o engenheiro civil Evandro Alencar Carvalho (coordenador), o engenheiro agrônomo José Costa Filho (tesoureiro) e a arquiteta Alessandra Gualter (secretária).

O superintendente do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, proferiu palestra sobre o sistema Confea/Crea, esclarecendo aspectos da legislação e do funcionamento da autarquia. O diretor da Mútua, Waldir Duarte Filho, mostrou a importância do associativismo, enquanto que o CONFEA destacou a importância da união dos profissionais dessa aérea.

O inspetor Evandro Carvalho informou aos presentes sobre a criação de uma Associação dos Profissionais no Araripe e pediu o apoio do Conselho e de seus membros para o fortalecimento desse associativismo. O presidente Alexandre Santos lembrou que, com o reforço da associação, os engenheiros podem, não apenas lutar pelo respeito ao piso salarial estabelecido na Lei Federal 4.950-A, mas, também, exercer o protagonismo político capaz de fazer valer a força da categoria "responsável pela formação de 63% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. A categoria reúne cerca de 800 mil associados, constituindo como a maior organização profissional do mundo".

O encontro contou com as presenças do Assessor Especial de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco para a Região do Araripe, Ricardo Arraes; da secretária de Tecnologia e Meio Ambiente de Araripina, engenheira agrônoma Cristina Alencar Arraes; do presidente da Câmara de Vereadores de Araripina; do presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco. Alexandre Santos; do diretor Financeiro da Mútua, Waldir Duarte Filho; Leonardo de Farias Batista, diretor do Sindicato de Engenheiros de Pernambuco, Gaio Camanducaia.

No sábado, a comitiva realizou uma visita técnica à mineradora Super Gesso, maior empresa de gipsita e derivados em Araripina, a convite do diretor e presidente do Sindicato das Indústrias Gesseiras, Josias Inojosa Filho. Na oportunidade, foi apresentada a mina e parte da empresa, onde é fabricado o gesso utilizado em diversos segmentos Brasil a fora e também no exterior. O engenheiro Josias Inojosa Filho explicou o processo de exploração e beneficiamento de gesso.

Depois de uma explanação de Josias Filho, Evandro Carvalho falou da criação da Associação e pediu o apoio da Super Gesso e do Sindugesso com a participação ativa dos seus membros, associando-os, o que foi prontamente atendido, com um compromisso assumido perante o presidente do Crea-PE José Mario de Araújo Cavalcanti.

À tarde, José Mario Cavalcanti participou de uma entrevista na Radio Arari FM – 90,3, onde reafirmou que a inspetoria esta muito bem representada e que também deve manter o apoio aos profissionais dessa região.

Todos os visitantes participaram ainda da solenidade de formatura da Faciagra no auditório da entidade. José Mário Cavalcanti foi bastante aplaudido e os alunos ficaram satisfeitos com a presença do Conselho no encontro. A diretora da faculdade, Odolina Francelina de Carvalho, garantiu que a história muda com a presença do órgão e fica lisonjeada com os compromissos mútuos assumidos. O presidente José Mário Cavalcanti reafirmou que o CREA-PE vai manter esse intercâmbio com a Faciagra e com os profissionais. O elo será a inspetoria, ora empossada e que terá uma participação atuante, buscando sempre valorizar os profissionais de agronomia e das demais áreas de jurisdição do Conselho.

Carlos Lima

Enviado Especial para o Crea-PE