Confea e Crea-PE participam do Congresso Mundial e Exposição “Ingenieria 2010 Argentina”

O Congresso Mundial e Exposição "Ingenieria 2010 Argentina" reúne, até 20 de outubro, em Buenos Aires, engenheiros e empresários de todo o mundo para atualizar e discutir os avanços da tecnologia e da engenharia, difundir os alcances tecnológicos e promover a mobilização do setor produtivo no sentido de apoiar o desenvolvimento sustentável.

Organizado pela União de Associações de Engenheiros (Uadi) e pelo Centro Argentino de Engenheiros (CAI), o evento terá ampla participação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com treze participantes, entre eles: o presidente José Mário Cavalcanti, o superintendente Osvaldo Fonsêca, os diretores Arnaldo Cardim, Alexandre Krause, Antônio Alves, Clóvis Arruda e Anderson Rosal, além dos conselheiros Maurício Pina, Judson Galindo, Francisco Buarque, Fernando Moura e Sérgio Dias mais o membro do GT Haiti, Aluízio Câmara.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, participará dos debates em pelo menos três momentos da programação. No dia 16 de outubro, ele falará sobre mobilidade profissional na Assembleia Geral do Conselho Mundial de Engenheiros Civis (WCCE, na sigla em inglês). Para Marcos Túlio, devem ser minimizadas as alterações da legislação vigente nos países do Mercosul e estimulada a criação de normas – nos Estados que não as possuem – para harmonizar as condições de acesso ao mercado nos Estados membros do Bloco.

"A mobilidade profissional será efetivada com a harmonização das condições do exercício profissional e da legislação; com o intercâmbio técnico-científico e profissional; com o desenvolvimento de novas tecnologias e com um bom relacionamento com as autoridades dos países-membro", afirma. Em sua palestra, Marcos Túlio falará sobre as ações que têm sido desenvolvidas pela Comissão de Integração de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul (CIAM), que reúne entidades da área tecnológica da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai com o objetivo de desenvolver e acompanhar a mobilidade dos profissionais, estimular sua valorização e normalizar acordos no âmbito do Mercosul.

Outro tópico de destaque, na palestra, será o Projeto Pensar as Américas, que visa a promover nas organizações-membro da União Panamericana de Associações de Engenheiros (Upadi) projetos de país que contenham diagnóstico relativo à engenharia e profissões afins, seguidos de estratégias de longo prazo para o desenvolvimento sustentável e social. Regulamentação No dia 20 de outubro, Marcos Túlio participará da Conferência 9, na qual abordará o tema "Regulamentação profissional da Engenharia no Brasil: A importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)".

Ele lembra que o objetivo da ART é definir para a sociedade os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à engenharia, à arquitetura e à agronomia. Ela possibilita a fiscalização do exercício profissional e a identificação dos serviços contratados. "A ART é um instrumento legal que só existe no Brasil", ressalta Marcos Túlio, informando que há ações na CIAM no sentido de desenvolver um sistema de reconhecimento do Acervo Técnico constituído pelo conjunto de ARTs de obras e serviços profissionais no âmbito das organizações que compõem a Comissão.

Ainda na quarta-feira, 20 de outubro, o presidente do Confea integrará a Mesa Redonda 1, intitulada "Prática da Engenharia no mundo Globalizado. Regulamentação da Profissão", onde falará sobre uma série de questões que envolvem a regulamentação da profissão, sempre com foco na mobilidade profissional.

"Como representante do Confea, ressalto que estamos imbuídos no propósito de estabelecer regras de comum acordo com o governo para praticarmos as atividades de engenharia de forma compartilhada", Afirma. "Isso é comprovado pelas ações de integração que o Conselho Federal vem promovendo nos últimos anos", completa ele.

Marcos Túlio cita como exemplos dessa inserção internacional a filiação do Confea à Federação Mundial das Organizações de Engenharia (FMOI), em 1999; a participação em missões dos Congressos Mundiais de Engenheiros; da Convenção da União Panamericana de Associações de Engenheiros (Upadi); discussões internacionais acerca do exercício profissional como as Jornadas sobre Acreditação de Cursos de Engenharia na Ordem dos Engenheiros de Portual e apresentação de trabalhos em congressos técnicos, bem como divulgação da regulamentação, da legislação e da fiscalização realizada pelo Sistema Confea/Crea e a realização de convênios e assinatura de protocolos com instituições estrangeiras para cooperação técnico-científica.

Veja a programação completa e saiba mais sobre o evento no site http://www.ingenieria2010.com.ar/

Mariana Silva

Assessoria de Comunicação do Confea