Conferência Livre sobre Transição Energética promove debates no Recife

O evento é uma etapa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai ocorrer no mês de junho, em Brasília

Pernambuco se prepara para receber nos próximos dias 8 e 9 de abril a Conferência Livre sobre Transição Energética, que será realizada no Recife, no Cais do Sertão e no Campus da UFPE. O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-LITPEG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Governo do Estado, com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Durante dois dias, diversos temas serão abordados, desde a neoindustrialização até as implicações da transição energética em termos de sustentabilidade social, econômica e ambiental. Também serão exploradas oportunidades na produção de combustível verde, a importância da diversificação da matriz energética brasileira e o potencial do hidrogênio verde (H2V). Além disso, questões como o papel das tecnologias de captura e armazenamento geológico de CO2 na transição energética e a influência do petróleo nesse contexto de mudança energética no Brasil estarão em pauta.

A iniciativa é uma etapa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai ocorrer no mês de junho, em Brasília. José Bertotti, pesquisador em Inovação do Instituto de Pesquisa de Petróleo e Energia da UFPE, ressalta a relevância desse evento para Pernambuco, destacando o potencial da região em energia renovável. “O Nordeste possui o maior potencial de energia renovável do Brasil. Queremos aprofundar esse debate para levarmos proposições de programas, políticas e ações prioritárias para a Conferência Nacional”, explica.

Bertotti enfatiza ainda a importância da participação da população em debates como este, considerando a preocupação global com as mudanças climáticas. “Esse é um tema presente em nosso cotidiano. É uma oportunidade para as pessoas participarem das discussões sobre a transição energética para fontes limpas e renováveis. Além disso, é uma chance para identificar tendências e oportunidades de negócio”, conclui.

Embora as vagas para participação presencial estejam esgotadas, aqueles interessados em acompanhar remotamente podem se inscrever por meio do link: https://bit.ly/inscricao_CLSTE-PE