Conferência no Recife debate transição energética e soluções renováveis

O Crea-PE participou da abertura do evento, promovido pela UFPE e Governo de Pernambuco, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da FIEPE

Debater a aceleração das mudanças climáticas provocada pelo acúmulo de CO² na atmosfera e buscar soluções renováveis são os objetivos da Conferência Livre sobre Transição Energética, que começou nesta segunda-feira (08), no Recife. O superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio, participou da solenidade de abertura do evento, que é promovido pelo Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-LITPEG) da UFPE e pelo Governo do Estado, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da FIEPE.

“O Crea-PE não podia ficar de fora desse debate sobre transição energética e o que vem acontecendo para melhorar o clima no mundo e, sobretudo, para também dar mais autonomia para nosso estado e para o nosso país”, disse Bertrand, ressaltando ainda “a importância da Engenharia na construção de soluções para a emergência climática”.

Presente na abertura, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fez um balanço das iniciativas do primeiro ano de gestão a frente do Ministério e ressaltou que o evento é preparatório para a 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, que não ocorria há 14 anos. Ela também exaltou a região Nordeste no contexto da sustentabilidade. “Nós temos uma infraestrutura no Nordeste muito importante nessa área, de pesquisadores, pesquisadoras e laboratórios, que estão possibilitando que a gente permaneça na liderança da transição energética dessa matriz renovável e limpa”, declarou.

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, também reforçou o protagonismo da região. “O Nordeste é um celeiro para o processo de desenvolvimento social sustentável, por meio dos vários tipos de energia. E a UFPE, através dos seus vários grupos de pesquisas, vem dando uma grande contribuição para o avanço dessa temática”, destacou.

A diretora do i-LITPEG, Yeda Almeida, celebrou a presença de variados setores para debaterem a transição energética. “A gente conseguiu reunir aqui os governos federal e estadual, a academia e a indústria. Vamos levar as discussões para a Conferência Nacional, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”, enfatizou.

A secretária Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, apresentou as iniciativas que o governo de Pernambuco tem implementado para contribuir com o tema. A secretária também afirmou que a transição energética é uma das prioridades da gestão. “Essa pauta tem recebido uma atenção especial, inclusive com ações sociais, engajando as comunidades que precisam efetivamente receber os benefícios dessa transição que vai acontecer”, concluiu.

A programação desta terça-feira será no i-LITPEG, que fica no prédio da UFPE.