Crea-PE

Conselheiros do Crea-PE participam de Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias

Ação integra projeto desenvolvido pelo Ministério Público Federal com Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

A engenheira civil e de segurança do trabalho Ana Sampaio, e os engenheiros de pesca Magda Cruz e Assis Lacerda, todos conselheiros do Crea-PE, representaram o Conselho na Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias. O evento teve como objetivo capacitar gestores públicos e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais em temas relacionados à gestão de praias e orlas, com foco no gerenciamento costeiro.

Realizada entre os dias 20 e 22 de maio, na cidade do Recife, a oficina fez parte do projeto MPF-Gerco (Gerenciamento Costeiro), desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Durante os três dias de atividades, os participantes discutiram temas como: o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP), o Projeto Orla e o Plano de Gestão Integrada (PGI), mudanças climáticas e gestão costeira e marinha, cidades sustentáveis e resilientes, além de obras de prevenção e proteção contra a erosão costeira no litoral norte de Pernambuco.

No final do evento, Ana Sampaio, salientou a necessidade da participação de projetistas de obras de engordamento e de obras rígidas neste tipo de evento. “Com a visão da engenharia, conseguimos entender melhor a questão das obras costeiras, pois precisamos ter sempre o equilíbrio entre a defesa do meio ambiente e a defesa da vida das pessoas para, assim, termos uma visão maior desses problemas,” ressaltou a engenheira.

“Com relação às obras emergenciais, temos que ter o cuidado com o que são danos materiais, econômicos e ambientais. Ainda temos muito o que evoluir no sentido de saber quantificar os danos e dar valor ao meio ambiente”, concluiu. Os vídeos do evento estão disponíveis no YouTube.

Pular para o conteúdo