Conselheiros do Crea-PE participam do Cobrave 23 e debatem os desafios e avanços da mobilidade elétrica

Evento reuniu engenheiros e entidades parceiras para discutir questões da área tecnológica importantes para a sustentabilidade do planeta, alinhando as metas definidas no encontro da COP 26

Durante três dias o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) esteve representado no Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos (Cobrave 23) pelos engenheiros mecânicos, respectivamente, coordenador e coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalurgia e Química (CEEMMQ) Alberto Lopes Perez Júnior e Alexandre Monteiro Ferreira Barros, e pelos engenheiros eletricistas membros da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) Silvania Maria da Silva e Hugo Ricardo Arantes Costa.

O Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos (Cobrave 23) foi realizado em Santa Catarina pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE), entre os dias 17 e 19 de abril. O evento reuniu engenheiros e entidades parceiras para discutir questões da área tecnológica importantes para a sustentabilidade do planeta, alinhando as metas definidas no encontro da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26, onde foi firmado compromisso de transição para os veículos elétricos, na tentativa de zerar as emissões de CO2 até 2040.

Também na pauta do encontro a manutenção eletromecânica, mão de obra especializada, eletropostos, legislação para os órgãos envolvidos, reuso das baterias junto ao setor elétrico, seus impactos futuros na operação em harmonia com o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a sustentabilidade e reciclagem das baterias, com descarte adequado após o fim de vida útil. O Congresso foi pioneiro em alguns debates voltados à mobilidade elétrica no conceito da economia circular.

De acordo com o coordenador da CEEMMQ, o engenheiro Alberto Lopes Perez, todos os pontos abordados no encontro nacional apontam para o fato de que, apesar do interesse, o Brasil ainda não possui as condições mínimas necessárias à utilização dos veículos eletrônicos. “A partir do que vimos e ouvimos, entendemos que esse passo só poderá ser dado quando houver a criação de normas de segurança nas oficinas, normas para atuação de bombeiros em situações de sinistros e outros pontos que, por enquanto ainda não conseguimos avançar. Por outro lado, foram discutidas alternativas que podem atender às metas da COP 26, a exemplo do etanol que não é poluente”, explicou Perez.

Visita ao Crea-SC
Na capital catarinense o grupo, acompanhado do presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial Waldimir Teles, visitou a sede do Crea-SC com o objetivo de conhecer as instalações do regional e, mais especificamente, o sistema de refrigeração do prédio que atende as especificações do Programa Nacional de Qualidade do Ar Interior (PNQAI) que, entre outras vantagens, é capaz de eliminar o vírus responsável pela contaminação da Covid-19. Com a adesão ao programa, o Crea-SC é referência nacional em Qualidade do Ar Interior.

Colégio de Presidentes
No mesmo período, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, foi o anfitrião da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco e que reuniu os presidentes de todos os Creas do Brasil.