CREA-PE marca presença no I Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua em Campina Grande-PB

Encontro fez parte da programação extra-pauta da 3ª reunião do Colégio de Presidentes, que também acontece na cidade

Nesta quarta-feira (31), Campina Grande foi o palco do primeiro Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro aconteceu dentro da programação da terceira reunião anual do Colégio de Presidentes. Neste momento, a conversa foi direcionada aos presidentes dos Conselhos Regionais e assessores das Comissões Regionais Eleitorais. Até julho, serão realizados outros seminários, para coordenadores das comissões e assessores jurídicos dos Creas. O objetivo da ação é explicar como funcionarão as eleições deste ano, tirar dúvidas e, sobretudo, reforçar o compromisso dos representantes do Sistema com eleições seguras e acessíveis a todos os profissionais.

Os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua em Pernambuco vão às urnas em 17 de novembro de 2023 para escolher seus representantes. As eleições serão para os cargos de presidente do Crea-PE; diretor geral e diretor administrativo da Mútua-PE; conselheiro federal, na modalidade Agronomia; além do presidente do Confea. Em Pernambuco, assim como em algumas outras regionais, a eleição será virtual pela primeira vez.

Para a assessora da Comissão Eleitoral de Pernambuco, Ana Rita Costa Lima, dividir os encontros em três foi uma iniciativa assertiva da Comissão Federal. “Foi um dia muito proveitoso. Foi louvável a decisão de ampliar os encontros, pois em outras ocasiões não conseguíamos esgotar todas as dúvidas em um único encontro. A expectativa, no entanto, para a primeira votação online em Pernambuco é positiva. Essa eleição vai ser bem mais simples, o profissional vai poder votar do celular, de onde estiver, mas também vamos prestar todo o apoio necessário para que todos os profissionais que desejarem tenham condições de votar”, explicou.

O assessor jurídico do Crea-PE, Paulo Gabriel Rezende, também veio a Campina Grande para participar do seminário. “Foi muito importante essa iniciativa, pois permite a interação da Comissão Eleitoral Federal com a Comissão Regional, permite que a gente tire dúvidas, visite as resoluções e normativas, e traga transparência sobretudo para o processo que, ao menos para Pernambuco, será pela primeira vez todo virtual, todo digital. Isso traz mais transparência e segurança, tanto para as assessorias (comissões) quanto para todos os candidatos”, avaliou Paulo.