Conselheiros se reúnem para reciclar conhecimentos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizou, no último sábado (24), o seminário Conselheiro Cidadão. O encontro reuniu os conselheiros do Crea no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem, e teve como objetivo tirar dúvidas e reciclar conhecimentos dos profissionais para uma melhor atuação nas decisões do Conselho. Durante todo o dia, os membros do plenário debateram sobre legislação, ética e resoluções do Confea, além de conhecerem sobre as rotinas diárias do Crea.

Entre os temas abordados, a gestão da Qualidade destacou características importantes do funcionamento do Conselho. A gerente da Qualidade, Andréa Fitipaldi, chamou atenção para o novo momento que o Crea-PE está vivendo. “O Crea-PE entrou na era da modernidade. Isso exige evolução dos processos, rotinas e, principalmente, das metas”, afirmou. Andréa também falou sobre as metas que o Crea tem para o ano de 2010. Entre os objetivos, ela apontou a satisfação dos clientes observando a legislação e o seminário internacional Pensar as Américas, que foi realizado em março deste ano para discutir integração, solidariedade e desenvolvimento.

O encontro também contou com representantes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) para esclarecimento das Resoluções 1025 e 1010. Na ocasião, a representante do Confea, Prícila Ferreira, apresentou a resolução 1025, que dispõe sobre as novas Anotações de Responsabilidade Técnicas (ART) e o Acervo Técnico Profissional. As mudanças para a implantação das novas ARTs devem acontecer em todos os Creas até o dia 31 de dezembro. Entre essas mudanças está a padronização eletrônica dos procedimentos, facilitando a coleta de dados e fortalecendo a construção dos acervos.

Conselheiros – Formado por representantes de entidades de classe ou de instituições de ensino, o plenário do Crea desenvolve papel fundamental nas decisões do Conselho. Segundo Prícila Ferreira, do Confea, para ser conselheiro é necessário se despir do interesse dos profissionais e passar a defender o interesse da profissão. Ainda no pronunciamento da representante do Confea, os conselheiros foram apresentados como o elo entre as entidades de classe e o Conselho.