Cooperação internacional abre a agenda do Crea-PE em Brasília

Brasília, 24 de setembro de 2012 – Cumprindo uma agenda institucional variada, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participa de reuniões entre 24 e 26, em Brasília. Na pauta do primeiro compromisso (24), na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o gerente da Coordenação Geral de Cooperação Técnica Bilateral (CGCB), Wófsi Yuri, a reativação da relação institucional com o Sistema Confea/Crea que possibilitou, em 2010 e 2011, o Grupo de Trabalho Haiti.

Nas novas possibilidades de cooperação, Wófsi Yuri falou sobre dois projetos de cooperação: um bilateral, desenvolvido entre Japão e Brasil, envolvendo os ministérios da Integração Nacional e das Cidades; e o multilateral, firmado entre Moçambique, Alemanha e Brasil. “Nossa ideia é envolver várias instituições, cada uma atuando dentro do seu foco de atividade”, disse, revelando que visualiza eixos de atuação que vão desde a oferta de suporte técnico para execução de obras previstas no escopo do projeto, até a gestão de calamidades e capacitação.

“Um ponto de cooperação que pode ter, também, a participação do Sistema Confea/Crea, é ajudarmos na organização de conselhos nesses países”, propôs José Mário, ao afirmar que são poucos os países que têm seus conselhos profissionais oficializados. “O Brasil chega a ser um modelo. Um conselho organizado, com atribuições reguladas por normas, é uma forma de oferecer segurança à sociedade”, afirmou o presidente do Crea Pernambuco.

O chefe de gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, que também participa de compromissos agendados no Confea, citou como exemplo a Venezuela, que não tinha regulamentação e sofria a consequência da não valorização dos seus profissionais.

No final do encontro, ficou acertado que a ABC enviará os projetos ao presidente do Crea-PE, para que este articule com o Confea, caso seja do interesse do Conselho Federal, a construção de um convênio que possa viabilizar a participação de profissionais brasileiros nos dois projetos.

Durante esta terça-feira (25), o presidente do Crea-PE cumpre agenda no Confea, com reunião na Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), e na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com Elmo Vaz, momento em que estará acompanhado dos presidentes do Confea, José Tadeu da Silva, e de vários Creas. Na pauta a contratação do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace) para desenvolvimento de projetos no Rio São Francisco. Durante o encontro os presidentes entregarão a Moção de Protesto aprovada no Colégio de Presidentes, em Cuiabá.

Ondine Bezerra
Jornalista