Coordenadores das CPMA dos Creas do NE se reúnem para discutir Agenda Ambiental do Sistema

A 1ª Reunião de Coordenadores das Comissões Permanentes de Meio Ambiente dos Creas da Região Nordeste ocorreu, na terça-feira (03), na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O evento dá seguimento à reunião do Grupo de Trabalho Sustentabilidade (GT), do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), que, juntamente com todas as coordenadorias de Comissões de Meio Ambiente dos Creas, deliberou, no dia 21 de março, em Brasília, pela criação de uma Agenda Ambiental do Sistema Confea/Crea e Mútua.

De acordo com a programação, ficou estabelecido que a cada Região do País caberia  a discussão de um ou dois temas e que, após os debates regionais, seriam sistematizados documentos finais. Assim, coube a Região Nordeste a discussão dos temas: Licenciamento Ambiental e Impactos Ambientais em Ambientes Aquáticos. Já para a Região Sul, caberá o debate sobre a Produção de Alimentos Sustentáveis. A região Sudeste discutirá o Código Florestal e as Tragédias Naturais. Políticas Públicas e Esportes Mundiais (eventos), serão temas discutidos no Centro-Oeste e finalmente, à Região Norte do País, caberá as discussões acerca das Políticas Ambientais.

Segundo o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente (CPMA) do Crea-PE , engenheiro agrônomo Tadeu Viana de Pontes, o evento pernambucano contou com a apresentação de palestras sobre os dois temas. Para tanto, foram convidados o presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE), Renaldo Tenório de Moura para falar sobre Licenciamento Ambiental e o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro da Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE, Vanildo Souza, que falou sobre os Impactos do Crescimento das Cidades nos Ambientes Aquáticos.

Também fez palestra sobre Agroecologia, o coordenador da CPMA do Crea-PI, engenheiro agrônomo Raimundo Ulisses Oliveira Filho. Ainda na programação do encontro em Pernambuco houve a apresentação sobre o trabalho realizado pelo Crea-PE nas áreas atingidas pelas enchentes em junho de 2010, pelos arquitetos Ney Brito e Eronides Carneiro, coordenadores do Grupo de Trabalho de Palmares.

Após a apresentação dos palestrantes os coordenadores das CPMA do Nordeste se reuniram para discutirem diretrizes para abordagem dos dois temas na construção da Agenda Ambiental. Os documentos resultantes das reuniões nos Creas de cada uma das Regiões do Brasil serão apreciados no dia 24 de outubro, em Brasília, pelo Grupo de Trabalho Sustentabilidade.

O encontro foi prestigiado pelo presidente do Crea-BA e coordenador do Colégio de Presidentes, Jonas Dantas, pelo coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS) e conselheiro federal, engenheiro Kleber dos Santos, pelo representante das nove Câmaras Especializadas,  João Araújo e pelo representante do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), meteorologista Rômulo Paz.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE