Crea-PE

Crea Convida aborda a utilização de Bimsync nas construções do Brasil e no mundo

O ambiente comum de dados baseado em padrões abertos, Bimsync, tecnologia utilizada na construção civil, foi tema do Crea Convida desta terça-feira (18). Na ocasião, o engenheiro de software e diretor de tecnologia da Catende, que desenvolve a ferramenta, Leonardo Cunha, realizou uma apresentação com o tema: “Exemplos de inovação na construção civil usando Bimsync: um ambiente comum de dados (CDE) baseado em padrões abertos”. O encontro foi transmitido na TV Crea-PE, Canal do Conselho no YouTube e está disponível na íntegra aqui.

Participaram como convidados o professor coordenador da Célula BIM da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Max Andrade e o especialista em geoprocessamento e bim manager, Túlio Paz.

Leonardo Cunha falou da aplicabilidade do produto ressaltando suas vantagens e explicando que os dados utilizados pelo programa incluem a Formatação de Compatibilização em BIM (BCF) e o  Industry Foundation Classes (IFC), formato que tem a finalidade de permitir o intercâmbio de um modelo informativo sem perda ou distorção do que foi projetado para elaboração do edifício, como o seu ciclo de vida, análise de viabilidade, realização e manutenção.

Na apresentação, o palestrante explicou que o Bimsync se desdobra em três diferentes aplicações: web, móvel e API, que dá acesso a toda funcionalidade do sistema possibilitando integração, automação e inovação.

O professor Max Andrade destacou três aspectos: o software ser aberto, criando possibilidades para que diferentes profissionais consigam trocar informações; as APIs, que permitem a interface de programação de aplicações; e a importância da utilização de BCF e IFC.

Max Andrade ainda que existem empresas em vários níveis de conhecimento da matéria. “O Brasil, na América Latina, está bem à frente de outros países e, sob o ponto de vista acadêmico, há muitas pesquisas sendo realizadas, embora seja necessário avançar muito mais”.

Perguntado se o custo da tecnologia seria um obstáculo para o desenvolvimento do BIM, Leonardo Cunha acreditou que o principal entrave está na cultura profissional. Na opinião de Túlio Paz, há três pilares importantes para o uso da tecnologia: “pessoas, processos e tecnologia, dentro deles o mais importante são as pessoas. É necessário que tenham capacitação para operar a tecnologia”.

Crea Convida

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, às 19 horas, no canal do Conselho no Youtube, a TV Crea-PE. A conversa, em formato de live, tem como objetivo trazer para a sociedade os debates sobre a Engenharia, Agronomia e as Geociências. 

Pular para o conteúdo