Crea Convida debate os desafios e avanços da mulher no mercado de trabalho

Programa de reestreia do projeto marca o Dia Internacional da Mulher, com três engenheiras convidadas que vão falar de sua visão, dificuldades e experiência profissional em uma área onde os homens ainda são maioria

O Crea Convida desta terça-feira (7) será duplamente especial. A live marca a retomada do projeto em 2023 e vai abordar o tema “Os desafios e avanços das mulheres no mercado de trabalho”, para marcar o Dia Internacional da Mulher. Durante o programa vão ser debatidas as dificuldades e os avanços das profissionais do Sistema Confea/Crea, a partir da visão e experiência pessoais.

As palestrantes são a engenheira eletricista Roseanne Araújo, diretora da Mulher do Senge-PE; a engenheira de pesca Eliana Barbosa Ferreira, coordenadora da Câmara de Agronomia do Crea-PE; e a engenheira ambiental Suelem Pereira da Silva, inspetora do Conselho em Palmares.

A abertura da live será feita pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, Giani Camara, coordenadora-adjunta do Comitê da Mulher do Crea-PE, será a debatedora.
Eliana Ferreira escolheu a área de Qualidade, quando se formou na década de 1980, porque era um universo mais feminino, mas acha que hoje teria mais opções. Para ela, as mudanças começaram na universidade, mas o pleito mudou. “A luta agora é por mais paridade”.

Já Suellem Pereira da Silva, diz que o mercado ainda vê a mulher como o sexo frágil, principalmente na engenharia. “Precisamos ser mais firmes, para nos impor”, afirma a inspetora, que já enfrentou logo a situação de ser a única mulher engenheira em uma empresa com aproximadamente 300 funcionários, e apenas quatro mulheres.

Roseanne Araújo acredita que sentiu menos a discriminação no mercado de trabalho por ser concursada em empresa pública. Mesmo assim, ela observa que há falta de preparo das empresas para acolherem as profissionais e darem oportunidade na carreira.

O Crea Convida será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.

Esperamos por vocês! Participem!