Crea-PE

Crea Convida desta terça (14) vai discutir a falta de moradia na Região Metropolitana do Recife

A comunidade de Jardim Monte Verde, no Ibura, na Zona Sul da capital, foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife nas últimas semanas. Só de uma mesma família, 11 pessoas morreram soterradas após o deslizamento de barreiras no local. A tragédia expôs um drama que é comum a todas as áreas afetadas pelo temporal: a falta de moradia digna e segura. Há 22 anos, cerca de 120 famílias afetadas por um deslizamento de barreira que aconteceu nos anos 2000, no mesmo Jardim Monte Verde, aguardam a entrega de um conjunto habitacional que nunca foi construído.

O déficit habitacional é um dos maiores desafios da RMR e uma das principais causas para a ocorrência de tragédias recorrentes no período das chuvas. Sem casa e sem ter para onde ir, a população ocupa as áreas de morros e encostas, apesar dos riscos evidentes. Para discutir esse problema histórico e cada vez maior, o Crea Convida desta terça-feira (14) vai tratar do tema: “A política de habitação de interesse social pós tragédia das chuvas na RMR”.

O encontro contará com a participação do engenheiro civil Ronald Vasconcelos, mestre e doutor em desenvolvimento urbano, e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE; do geógrafo Otávio Santos, doutor em Desenvolvimento Urbano e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e do jornalista Cláudio Braga, educador popular e articulador comunitário do Projeto Habite Melhor/UPE.

O Crea Convida é transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Após a apresentação dos convidados é aberto um espaço para interação com os participantes presentes na live, com perguntas sobre o tema.

Pular para o conteúdo