Crea-PE

Crea na Comunidade apresenta propostas para os moradores de Mangueira da Torre

O Crea na Comunidade visitou nesta segunda-feira (27) a comunidade de Mangueira da Torre, Zona Oeste do Recife, para discutir e apresentar aos moradores as propostas do projeto para a localidade. A iniciativa, realizada em parceria com a UPE através do projeto de extensão Habite Melhor, ofertou dez bolsas de estágio para estudantes de engenharia da instituição com a finalidade de levar a engenharia pública para áreas carentes. As ações estão inseridas no contexto da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) pública e gratuita para famílias de baixa renda no Recife.

O grupo já tinha realizado uma visita na comunidade no final de novembro, quando foi conduzida uma plenária onde os moradores escolheram a quadra esportiva como área a receber as intervenções urbanas. No encontro de ontem, Rafaela Cavalcanti, professora coordenadora do Habite Melhor, apresentou a proposta elaborada pelos estudantes do projeto para aprovação dos moradores e posterior criação de uma comissão formada por membros da comunidade encarregados de acompanhar e colaborar com as tarefas.

Rafaela Cavalcanti explica que o projeto estimula a participação dos moradores na concepção e execução do projeto, que busca também conscientizar a comunidade a respeito do direito à moradia. “Nós finalizamos a segunda plenária com os moradores da comunidade Mangueira da Torre. Tem sido um prazer trabalhar com eles, pois são muito envolvidos e abraçaram nossa ideia. Apresentamos o projeto e a partir de agora foi formada uma comissão para definir as atividades e tornar real as ideias que apresentamos no projeto”

Maria Francisca, moradora da comunidade há 52 anos, diz que gostou o projeto e defende a luta popular pela moradia. “Fui menina nascida e criada aqui. Foi uma vida sofrida, enfrentamos várias cheias. Foi tudo marcado por muita luta, da minha vó, do meu pai. Um projeto como esse é muito importante, pois vai deixar a praça muito bonita e dar uma nova visão a respeito do nosso espaço”.

Skip to content