Crea-PE

Crea-PE apresenta demandas dos profissionais da engenharia e discute parcerias com a Neoenergia

Adriano Lucena visitou a sede da empresa, onde conheceu o Centro de Operações Integradas e destacou a preocupação com a demora no atendimento aos projetistas para ligação da energia elétrica nas obras

Em visita à sede da Neoenergia, na última quarta-feira (4), onde conheceu o Centro de Operações Integradas, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, apresentou demandas dos profissionais da engenharia e discutiu parcerias e projetos com a empresa. O presidente foi recebido pelo gerente de Relações Institucionais, Rafael Mota, e a especialista do setor Priscila Primo; Victor Gomes, gerente do Centro de Operações Integradas, e Nathália Rodrigues, que atua no setor de Relações Internacionais.

Adriano Lucena destacou a preocupação do Crea-PE com a celeridade nos prazos de atendimento aos projetistas, para a ligação da energia elétrica nas obras. O presidente ressaltou que a demora está prejudicando os profissionais. Priscila Primo explicou que o prazo regulatório para o atendimento é de 120 dias, mas que a empresa tem interesse em acelerar a liberação e que todos os esforços são aplicados para reduzir cada vez mais esse tempo.

O presidente do Crea-PE também falou sobre a necessidade de uma campanha junto aos profissionais da Neoenergia sobre a importância deles registrarem oficialmente suas atividades, através da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Adriano Lucena sugeriu que pode ser feita uma ART múltipla mensal.

“Nosso objetivo não é arrecadar mais, mas sim ter o registro dos profissionais”, afirmou Adriano Lucena. Também foi falado sobre a ART Social, que tem um valor de R$ 3,50 para os profissionais nas áreas de interesse social. Para Lucena, é importante estimular a sociedade a ter um profissional qualificado realizando as atividades da engenharia, agronomia e geociências em todo o lugar.

O presidente do Crea-PE destacou a necessidade de atualização do cadastro dos profissionais. Ele antecipou que o Conselho vai realizar uma campanha de recadastramento, e é importante contar com a colaboração das empresas.

Adriano reforçou ainda a importância da representação da Neoenergia no Conselho. O Crea-PE e a Neonergia devem estreitar as parcerias. As duas instituições vão renovar o plano de trabalho conjunto, que deve ser assinado ainda neste mês.

Outro ponto de interesse é a fiscalização. A empresa propôs um trabalho conjunto com os fiscais do Crea-PE. Segundo Priscilla Primo, a empresa pode treinar os fiscais do Conselho a identificarem situações de risco ou comunicar ligações clandestinas. “Podemos incutir essa cultura entre os fiscais do Crea e unir forças no combate às irregularidades”, ressaltou a especialista.

Muito importante também é o plano de expansão das obras e manutenção da Neoenergia, para ter em cada atividade um profissional habilitado, tanto da própria empresa quanto da terceirizada. Essa ação busca tornar a fiscalização mais eficiente.

Skip to content