Crea-PE apresenta os resultados da gestão em 2022

Conselho encerra o ano com saldos positivos em relação à melhoria do atendimento, valorização profissional, investimentos em pessoal, capacitação, tecnologia, novas inspetorias e em cultura

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) encerra o ano de 2022 com muitos motivos para celebrar. Os investimentos em tecnologia, capacitação e melhoria da gestão levaram o Crea-PE a agilizar os serviços prestados aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências. O saldo é também positivo em relação à valorização, qualificação e defesa da categoria. Outro resultado importante é a ampliação das parcerias.

O Crea-PE conseguiu melhorar o prazo de emissão de documentos. O Certificado de Acervo Técnico (CAT), que levava 20 dias para ser entregue, teve o prazo reduzido à metade. Já no registro profissional, houve redução de aproximadamente 30%. A gestão também diminuiu para 1 hora a compensação bancária, que antes chegava a 72 horas.

Os profissionais e colaboradores foram beneficiados com várias ações. O Crea ampliou o quadro de pessoal, com a realização de concurso público para o preenchimento de 5 vagas e 30 para reserva. Outro resultado importante foi a luta pela implantação do salário mínimo profissional, que resultou em 20 ações administrativas ou judiciais, exigindo o cumprimento da Lei 4.950-A, que determina o pagamento do SMP..

O Crea-PE realizou 63 cursos e treinamento, totalizando 852 participantes. Através do Crea Qualifica, o Conselho ofereceu gratuitamente o curso BIM (Building Information Modeling) em três cidades – Petrolina, Caruaru e Vitória de Santo Antão, com a participação de mais de 50 profissionais. Outros benefícios foram a concessão de 23 bolsas de estudos, parcerias comerciais, patrocínios e acordos de cooperação técnica.

A Fiscalização do Crea-PE chegou a todos os municípios pernambucanos neste ano. Já a atuação dos fiscais em relação ao exercício da profissão cresceu 18%. Além disso, o Conselho inaugurou três novas Inspetorias, nos municípios de Floresta, Vitória de Santo Antão e Santa Cruz do Capibaribe.

Para fechar o ano de 2022 em grande estilo, o Crea-PE, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, lançou o livro Nordeste: uma visão em quadrinhos da civilização do açúcar. A publicação é uma releitura da obra do sociólogo Gilberto Freyre, Nordeste – aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil.