Crea-PE articula parceria com a UFRPE para fortalecer ações nas áreas das Ciências Agrárias e Engenharias

Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o superintendente Técnico e de Gestão, o Engenheiro Florestal Nielsen Christianni foram recebidos, na última sexta-feira (27), pelo reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro

Ampliando a articulação do Crea-PE junto às instituições de ensino, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o superintendente Técnico e de Gestão, o Engenheiro Florestal Nielsen Christianni participaram, na última sexta-feira (27), de uma reunião com o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro.

O encontro, de aproximadamente uma hora, aconteceu na reitoria do Campus Recife da UFRPE e tratou sobre diversos temas de interesses comuns do Crea-PE e da UFRPE, sobretudo orientados pela inovação e tecnologia em prol de um desenvolvimento pautado pela inserção social, valorização profissional e pela responsabilidade ambiental, como base para o desenvolvimento voltado à geração perene de emprego e renda.

Um dos assuntos discutidos foi a necessidade de, cada vez mais, promover uma formação profissional vinculada às necessidades do mercado e anseios da sociedade. A UFRPE, com seus tradicionais cursos na área das Ciências Agrárias, possui um grande campo de geração de conhecimento. Além disso, os campi distribuídos entre as microrregiões do estado cumprem o papel de fomentar os polos de desenvolvimento local, a exemplo dos campi de Serra Talhada e Belo Jardim, com vocações profissionais para engenharia química e a de automação; e o de Cabo de Santo Agostinho, com as vocações ligadas às atividades de petróleo e gás, entre outros com uma aproximação técnico-científica ao Complexo Industrial Portuário de SUAPE.

Ainda assim, reconhecendo as limitações do estado de Pernambuco em reunir as condições edafoclimáticas favoráveis e de extensão de áreas comuns para a produção agrícola de larga escala (agronegócio), vislumbra-se a oportunidade de se constituir um grande polo produtor e exportador de conhecimentos da ciência agrícola, pecuária e florestal.

Outro grande debate, vinculado à produção agrícola, é o de disseminar as ações do núcleo de agroecologia, que se mostra como uma das grandes oportunidades para dar resposta à questão da fome no mundo, em especial na nossa região e no nosso estado.

Uma outra área em que se percebe real integração e sinergia entre as duas instituições é na aplicação de tecnologias às atividades agrícolas, potencializando os conhecimentos nas áreas da Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Engenharia Agrícola. Atualmente, cabe ao Instituto Ipê, da UFRPE, protagonizar as ações para promover inovação, pesquisa e empreendedorismo, inclusive com incentivo a startups.

A reunião foi concluída com o entendimento que o Crea-PE e a UFRPE têm papeis importantes na geração e gestão de conhecimento em prol da melhor qualidade de vida da população, sobretudo, as mais necessitadas e vulneráveis. A seguir, haverá a definição de uma agenda para debate de ideias, propostas e até projetos de cada uma das instituições para que possam ser elaboradas ações integradas em todas essas áreas.

“Tivemos um encontro extremamente proveitoso, do qual deverão vir muitas ações em conjunto. Queremos um Crea mais forte e uma universidade mais forte, por isso essa aproximação é fundamental para o fortalecimento mútuo das instituições e que, consequentemente, resulte em maiores entregas e maiores benefícios para a sociedade”, avaliou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.