Crea-PE

Engenheiro ambiental celebra conquistas da profissão nesta terça-feira (31)

O Brasil formou sua primeira turma de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Tocantins, no dia 31 de janeiro. Data histórica foi escolhida para homenagear profissionais da área

A 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, na Suécia, é um marco para a Engenharia Ambiental. No encontro, surgiu a proposta da criação de profissões técnicas voltadas ao estudo e à aplicação de tecnologias para proteção do meio ambiente. No Brasil, a primeira turma de engenheiros ambientais colou grau na Universidade Federal de Tocantins (UFT), em 31 de janeiro, data escolhida para homenagem a esses profissionais.

Formada há oito anos, a engenheira ambiental Suelem Maihara diz que a área ainda é pouco conhecida. “Hoje as pessoas começam a entender e aceitar melhor a questão ambiental”, diz a engenheira. Para ela, o profissional é valorizado na medida em que a sociedade compreende a importância da preservação do meio ambiente. 

Para Manuela Freitas, engenheira ambiental formada há cinco anos, o mercado profissional ainda é restrito, principalmente no interior, mas começa a avançar aos poucos. “Nossa profissão é importante para a sociedade e para certos tipos de empreendimentos que precisam de regularização, licenças, relatórios, em obras que tenham impacto sobre o meio ambiente”, pondera.

A profissão de engenheiro ambiental no Brasil cresceu a partir dos anos 2000, com a oferta de cursos por várias universidades. O engenheiro ambiental trabalha num campo bastante promissor. “Os profissionais da Engenharia Ambiental devem estar preparados para desenvolverem tecnologias e métodos de trabalho e gestão que minimizem os riscos ambientais e consigam conciliar as atividades econômicas com a conservação ambiental”, explica a engenheira ambiental Thaís Patú. 

“O Crea-PE parabeniza a todos vocês do Recife a Petrolina, que exercem com brilhantismo a Engenharia Ambiental”, ressaltou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Ele destaca que o engenheiro profissional é muito importante no dia a dia do Crea e também para a sociedade.  

O Conselho presta homenagens a todos os profissionais engenheiros e engenheiras ambientais e parabeniza pela contribuição que a profissão tem dado para o desenvolvimento sustentável do País.

Confira aqui o vídeo em homenagem aos profissionais no Instagram e aqui o artigo da engenheira ambiental Thais Patu no Linkedin do Crea-PE.

Pular para o conteúdo