Crea-PE comemora o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

O Crea-PE, por meio do Programa Mulher, comemora com programação especial o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado no dia 23 de junho. A programação, que acontece na quinta-feira (30), a partir das 17h, no Restaurante Quintal Cozinha pra Torar, inclui palestras, debate, apresentação de vídeo institucional do Programa Mulher e, fechando o encontro, uma apresentação cultural.

Sobre a data, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, considera um importante estímulo às mulheres que desejam seguir carreira na área tecnológica. “A data simboliza a luta de todas as mulheres para conquistar um espaço num universo prioritariamente masculino”, disse, acrescentando que o resultado dessa luta mostra a todo momento a capacidade das mulheres ocuparem qualquer espaço que desejarem.

As inspetoras tesoureiras das regionais do Crea-PE em Garanhuns e Carpina, engenheira agrônoma Grazielle Torres e a engenheira civil Maria Clara Santana, respectivamente, farão palestras sobre suas experiências profissionais. Caberá a elas o relato de situações que simbolizam o dia a dia das mulheres nas frentes de trabalho que envolvem, inclusive, atividades de gestoras de obras e de serviços das mais diversas áreas. A engenheira de pesca Cláudia Fernanda Oliveira e a engenheira eletricista Roseanne Maria de Araújo atuarão como debatedoras.

A engenheira Maria Clara contou que, mesmo liderando equipes masculinas, nunca passou por experiências de desrespeito por parte dos subordinados. “É claro que críticas são feitas, mas o fato de haver um encarregado a quem possam se reportar, já facilita a relação na medida em que, naturalmente, há um filtro de tudo que é relatado”, pondera a engenheira.

Também convidada para falar sobre as suas experiências, a engenheira agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Grazielle Bernardo sabe da importância desses relatos para estimular mais mulheres a ingressarem nos cursos das áreas tecnológicas. “Os desafios vividos após a graduação são vários, mas é preciso enfrentá-los. A inspetoria de Garanhuns é um exemplo do esforço por um espaço onde possamos ser reconhecidamente capazes de desempenhar qualquer atividade que nos interesse. A regional é a primeira e a única em que o quadro de inspetores é formado por três mulheres”, fala orgulhosa a engenheira agrônoma.

Para a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-PE, engenheira civil Eloísa Basto, as iniciativas têm como objetivo divulgar experiências exitosas de mulheres que atuam nas Engenharias, Agronomia e Geociências, buscando mostrar as mais jovens que o mercado é vasto e que é possível desempenharem diversas funções, com competência e sem distinção de gênero. “Diferentemente do que possa parecer, esse universo não é masculino. É plural e nele existem várias possibilidades de atuação”, afirma a coordenadora.

“Buscamos ainda sensibilizar as entidades de classe para indicarem mulheres dos seus quadros de associados para atuarem junto ao Crea-PE como conselheiras, possibilitando aumentar a representatividade feminina no pleno do Conselho”, explica Eloísa Basto.

Segundo a coordenadora do Programa Mulher do Crea Pernambuco, a representação feminina tanto no Estado quanto no país é de apenas 20% do universo de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua.

Conheça a composição do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-PE

Presidente do Crea-PE – Engenheiro civil Adriano Lucena
Coordenadora do Comitê Gestor – Engenheira civil Eloísa Basto
2ª vice-presidente do Crea-PE – Engenheira de segurança do trabalho – Giani Câmara