Crea-PE

Crea-PE debate amanhã Erosão Marinha e Engordamento de Praia

Recife, 27 de agosto de 2013

Nesta quarta-feira (28), às 19h, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), por meio da Comissão Permanente de Meio Ambiente, promove o debate sobre o tema “Erosão Marinha e Engordamento de Praia”, na sede do Conselho. O evento, que será aberto ao público, tem limite de 100 participantes. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: elivaniamelo@creape.org.br.

Para discutir o assunto foram convidados: a coordenadora da Unidade de Gerenciamento Costeiro (Gerco/PE), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Andréa Olinto; o especialista em Oceanografia, engenheiro de Pesca e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor Fábio Perdigão Vasconcelos; a Geógrafa e especialista em Biologia e Meio Ambiente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Doutora Niédja Maria Galvão Araújo e Oliveira e o Geólogo Marinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutor Luiz Lira. 

De acordo com o coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE, engenheiro Florestal Nielsen Christianni, o tema a ser discutido é de amplo interesse, na medida em que o problema de erosão atinge toda a Costa brasileira assim como a de vários países do mundo. “Queremos com a discussão do tema e a expertise dos convidados, conhecer as causas do processo de erosão e, a partir disso, discutir as possíveis intervenções que possam não apenas solucionar o problema, mas, impedir que ele aconteça”, disse o coordenador.

O Engordamento de Praia é uma técnica de recuperação de orla, que está sendo utilizada em Jaboatão dos Guararapes, que consiste na retirada de areia do mar para a praia, resultando no aumento da largura da faixa de areia.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo