Crea-PE defende carreira de estado para profissionais do Sistema

Representantes do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) participaram, na última sexta-feira, na sede do Clube de Engenharia de Pernambuco, de uma reunião com o deputado federal Augusto Coutinho para tratar do Projeto de Lei nº 7607/2010, que inclui um artigo na Lei nº 5.194/66, a qual estabelece que as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomos, quando ocupadas por servidores no poder público, passem a ser reconhecida como carreiras exclusivas de estado. A ideia do projeto partiu do Crea-PE que deu base ao projeto apresentado originalmente pelo deputado José Chaves.

Na ocasião, o deputado Augusto Coutinho, que, além de conselheiro do Clube de Engenharia de Pernambuco, é Comendador da Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego, prontificou-se a orientar a luta da engenharia brasileira para ser reconhecida como carreira de Estado.

Atualmente, o projeto de lei está na Comissão de Constituição, de Justiça e Cidadania, aguardando a designação de relator. Como tramita em caráter conclusivo, o projeto não terá que passar pelo plenário da Casa, tendo que ser aprovado somente pelas comissões designadas.

Na reunião, estiveram presentes os presidentes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Prefeitura do Recife (Assaepre), Miguel Arcanjo, da Associação Pernambucana dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Jário Pereira Pinto, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe, Evandro de Carvalho Alencar, Associação dos Geólogos de Pernambuco, Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, e seus diretores.

Com informações do Clube de Engenharia de Pernambuco