Crea-PE defende esforço conjunto para aumentar a oferta de emprego para os profissionais das engenharias

Tema foi apresentado pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena, no primeiro Engenheirar Podcast, promovido pelo Instituto Engenheiro Joaquim Correia

Na participação do primeiro Engenheirar Podcast promovido pelo Instituto Engenheiro Joaquim Correia, realizado na terça-feira (1), sobre “A importância e os desafios da qualificação profissional na Engenharia”, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena defendeu iniciativas que possam valorizar o protagonismo das engenharias. Do evento participaram também Angelo Just, vice-presidente do Conselho do IEJC, com a apresentação do engenheiro civil e professor, Aluízio Caldas.

“Temos que atuar no sentido de mostrar à sociedade a contribuição que damos na vida dos cidadãos. Não há transformação no ir e vir, no saneamento, na energia limpa, na tecnologia e tantas outras que não passe pela engenharia”, explicou Adriano Lucena.

Lucena destacou como contribuições da engenharia as grandes obras estruturadoras como a Transnordestina, a Transposição do Rio São Francisco, além do Arco Metropolitano, que são feitas para garantir a melhoria da vida dos cidadãos. Ao mesmo tempo, esses projetos têm a capacidade de geração de emprego, inclusive para uma camada da população que não teve formação privilegiada e que, em geral, não é absorvida por outros setores.

Angelo Just reforçou a fala de Adriano Lucena, destacando: “Nós, da engenharia civil, conseguimos, numa obra estruturadora, dar emprego para uma parcela da população que tem menos escolaridade, com menos tempo de educação formal e isso é maravilhoso porque numa outra indústria você não consegue isso.”

Na apresentação do programa, Aluízio Caldas explicou que essa primeira edição do podcast antecede o lançamento de cursos sobre os mais diversos temas da engenharia. A ideia destes cursos é aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos dos que já atuam no mercado e dos recém-formados que saem das universidades sem informações de algumas áreas específicas. “Vamos procurar as empresas de engenharia e do setor imobiliário para saber quais os temas que acham importante abordarmos nos cursos”, informou.

Nesse sentido, Lucena defende que é papel do Crea, da academia e das instituições voltadas para a construção civil debater alternativas que garantam aos profissionais que saem das universidades a oportunidade de trabalho. “Temos empresas que estão perdendo a capacidade de atender a população, como o Metrorec, e não podemos atuar no setor porque não temos cursos direcionados para formar mão de obra especializada para atuar no metrô”, observou Lucena.

Ele ainda destacou que toda vez em que há a necessidade de um trabalho no Metrorec vem um profissional de São Paulo ou do exterior para executá-lo. “Outro setor para o qual não temos profissionais qualificados são os hospitais. Lá estão equipamentos que precisam ser instalados e precisam de manutenção e nós não temos como atuar”, reforçou o presidente do Crea.

Angelo Just, que também é engenheiro civil e sócio da Tecomat Engenharia, falou sobre os cursos. Ele explicou que será uma oportunidade para os recém-formados aperfeiçoarem seus conhecimentos e também para os que já atuam no mercado, com a atualização do aprendizado. Além disso, há a opção de atuação na parte prática dos temas.

Adriano Lucena lembrou ainda que a saída da universidade não significa o fim da profissionalização. Na sua opinião, esse momento é o início. É a hora em que o profissional deve começar a se preocupar com a especialização, buscando educação continuada em instituições que ofereçam cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento dos conhecimentos obtidos na graduação.

Lucena aproveitou para destacar que o Crea-PE, por meio do seu Comitê Tecnológico Permanente (CTP), trabalha na construção de um projeto para o Estado, para o Nordeste e para o País. Para isso, busca soluções com a aplicação da boa engenharia, agronomia e geociências.

Ainda no programa, Angelo Just aproveitou para anunciar a realização de dois cursos. Um será sobre concreto e métodos de análise e outro abordando novas técnicas na alvenaria, revestimentos e impermeabilização. A previsão é que aconteçam a partir de abril.

O programa pode ser visto no canal do Instituto Engenheiro Joaquim Correia. Para acessar, clique aqui.