Crea-PE

Gravatá inaugura nesta sexta-feira (4) o Núcleo do Empreendedor da Construção Civil

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, esteve presente à cerimônia do primeiro espaço para o setor no Estado

 

Crédito: Nilson Silva (SECOM Prefeitura de Gravatá)

Celeridade e facilidade. Essas são as duas maiores vantagens apontadas para o Núcleo do Empreendedor da Construção Civil de Gravatá. O espaço foi inaugurado na última sexta-feira (4) e é o primeiro do Estado. local abriga a Agência do Meio Ambiente, o Controle Urbano e o Cadastro Imobiliário. Os três órgãos municipais são responsáveis pela regulação dos projetos de construção civil do município. A junção dos três é exatamente para agilizar este processo. A inauguração contou com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, num reconhecimento à importância do projeto que valoriza o setor e seu desenvolvimento.

“Isso é um gesto, um ato concreto do prefeito Joselito Gomes e de sua gestão democrática, participativa e inclusiva. Ele olha para o pedreiro, para o mestre de obra, para o empresário, para o engenheiro, para todo o segmento. Precisamos olhar isso como um gesto de grandeza de uma gestão diferente e que o Crea não poderia deixar de estar presente em um evento tão importante para o município e para toda região”, destacou Lucena durante a inauguração que reuniu no Parque da Cidade, local que abriga o núcleo, autoridades locais.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes (PSB) reforçou que, em Gravatá, o segmento da construção civil é um carro-chefe da economia local. “Um setor que emprega bastante. Diante disso, organizamos o espaço que estamos entregando agora para justamente dar celeridade aos processos. Para que haja também um reconhecimento por parte dos empreendedores da construção civil de que possamos encontrar juntos soluções que tragam benefícios para o município e a sua população”, observou Gomes, reforçando que a iniciativa atende a um pleito do setor.

Ele ainda declarou: “Hoje demos um passo necessário, importante e esse caminho foi construído através da capacidade de diálogo, de escuta, de chegar a um consenso. Vimos o que de fato seria melhor para que o segmento da construção civil em Gravatá pudesse se desenvolver, crescer e trazer os resultados positivos que o próprio segmento espera.”

Crédito: Nilson Silva (SECOM Prefeitura de Gravatá)

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo secretário de Planejamento de Gravatá, Vital Medeiros. No seu discurso, ele destacou o compromisso do prefeito com o setor da construção civil. E as ações adotadas já estão surtindo efeito prático. Em 2021, houve um aumento de 251,5% na arrecadação do setor, comparado a 2020.

Uma das ações adotadas em 2021 contou com a parceria direta do Crea-PE, na campanha Minha Construção Legal, que mostrava a importância da contratação de profissionais legalizados não só pela segurança da obra quanto ao custo da execução regular. A expectativa é manter o crescimento do setor em alta, principalmente com a abertura do núcleo

“Essa foi uma concepção que a administração do prefeito Joselito teve para reunir setores onde os profissionais e os empresários da construção civil vêm para resolver as questões de licença ambiental, licença de construção, portanto facilita isso para o andamento dos processos e fica mais fácil para as pessoas”, afirmou Medeiros. Ele explicou que a escolha do local foi pela facilidade de acesso. “Ainda tem estacionamento amplo, um ambiente melhor para os profissionais de arquitetura analisarem também os processos. O prefeito Joselito realmente dá a valorização à construção civil que ela tanto merecia”, assegurou o secretário.

O secretário informou que o projeto, desde o início da concepção levou um ano para ser concluído. Medeiros adiantou que a prefeitura está tocando ações para incentivar o setor no município. Entre elas, o projeto Alvará na Mão, além da criação do novo código de conduta da construção.

Crédito: Nilson Silva (SECOM Prefeitura de Gravatá)

Para o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), presente à inauguração, a construção civil é uma atividade importante em qualquer lugar do mundo. “É uma atividade grande geradora de empregos, geradora de renda, com grande capilaridade. E em Gravatá não é diferente. Ao contrário. Gravatá, por ser uma cidade aprazível, que atrai muitas pessoas do Recife e de outras cidades do nosso Estado, do Nordeste, do Brasil”, observou o deputado.

Ele explicou que por conta dessas características da cidade, a construção civil tem uma atividade maior do que em outras cidades. “Porque muita gente vem para cá para construir sua segunda casa, para transferir sua residência para cá. E havia uma queixa generalizada apontando para a demora nos processos, o travamento dos procedimentos de licenciamento na atividade da construção civil”, contou Borges.

Em função dos pleitos do setor, o deputado afirmou que a gestão do prefeito Joselito estabeleceu uma série de novas regras, uma nova forma de organizar todos os entes públicos para possibilitar o destravamento da construção civil. “Reuniu todos eles nesse espaço que está sendo inaugurado hoje exatamente para dar celeridade, para dar rapidez nos processos de licenciamento dessa atividade. Ou seja, é uma postura parceira que a prefeitura assume em relação à construção civil”, atestou Borges.

Estiveram também presentes à solenidade o superintendente técnico do Crea, Nielsen Christianni, o coordenador de Inspetorias do Crea, Plínio Sá. Ainda marcaram presença o conselheiro do Crea Florêncio Absalão e o diretor de tecnologia da Mútua Nacional, Waldir Costa.

O diretor da Mútua afirmou que “a construção civil, para o nosso Estado e para o município, não tem coisa melhor. O Crea tem que incentivar espaços como esse. Espero que esse seja o primeiro no nosso Estado. É papel do Crea estar junto de outros municípios incentivando projetos como esse porque vai alavancar a construção civil e a engenharia civil no nosso Estado. Isso é muito importante.”

Pular para o conteúdo