Crea-PE

Crea-PE demarca o pioneirismo do Estado sediando o Colégio de Presidentes

Encontro reúne presidentes dos conselhos estaduais e do Distrito Federal, além dos presidentes do Confea e da Mútua

O Crea de Pernambuco é o anfitrião da segunda reunião ordinária do Colégio de Presidentes, que acontece entre os dias 17 e 19 de abril, no Centro de Convenções. “É uma alegria para todos nós sediarmos o Colégio de Presidentes. Esta é uma terra naturalmente pioneira. Buscamos, a partir do encontro, promover o bom debate da nossa Engenharia, sempre precursora das melhores práticas”, afirma Adriano Lucena, presidente do Crea-PE. “No Recife foi erguida a primeira ponte da América Latina, em 1643. Parques industriais, polo automotivo, adutoras, transposição de rios: tudo isso aponta para o nosso futuro. Agronomia e Geociências se unem a esse debate, promovendo a construção vigorosa de um estado sempre em busca de transformação”, enfatiza. 

O Colégio de Presidentes tem como coordenador Raimundo Ulisses de Oliveira Filho (Crea-PI) e Carlos Antônio Xavier (Crea-RO) como coordenador adjunto. Ambos foram reeleitos por aclamação, durante o 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Brasília (DF).

As lideranças, entre elas os presidentes dos Creas dos mais diversos estados e do Distrito Federal, o presidente da Mútua e o presidente do Confea, discutem demandas específicas dos conselhos regionais e debatem temas atuais e relevantes para a Engenharia, Agronomia e Geociências. 

Os participantes também trocarão experiências e ideias sobre as melhores práticas e soluções para os desafios enfrentados pelo setor no Nordeste. “Pretendemos, a partir do encontro com o presidente do Confea e dos Creas espalhados pelo Brasil, jogar luz sobre o debate tão atual e fundamental que é o alcance, a amplitude e a importância da Ferrovia Transnordestina”, ressalta Adriano Lucena.  

Para o presidente do Confea, Joel Krüger, alguns temas que pautaram a plenária de março certamente vão reverberar no CP. “A última plenária foi marcada por decisões históricas, como a aprovação – por unanimidade – da Resolução 1137/2023, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o Acervo Técnico Profissional e o Acervo Técnico-Operacional. Além disso, firmamos posicionamento ao encaminhar para o Ministério da Educação o pedido de suspensão de autorização de cursos. Estas, entre outras ações do Sistema, demonstram a nossa sintonia com a sociedade e com os profissionais”, pontuou Joel.

O Colégio de Presidentes tem por objetivo buscar a unidade de ação, quanto ao funcionamento do Sistema Confea/Crea e uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia, ao posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas, à integração e ao desenvolvimento do sistema profissional.

Pular para o conteúdo