Crea-PE e CAU-PE realizam hoje mesa redonda para discutir mobilidade urbana na RMR

Com a aproximação da Copa do Mundo em 2014, Pernambuco precisa melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana no Estado para receber o evento. Uma das soluções apresentada pelo Governo do Estado recentemente foi a implantação de quatros novos viadutos que vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães e um elevado sobre o canal Derby-Tacaruna. Segundo o Governo, essas obras reduzirão o caos do trânsito no Recife. Por outro lado, o possível erguimento dessas obras está sendo alvo de muitos questionamentos e críticas pela sociedade que não foi consultada e será afetada, principalmente, aqueles que terão que ser desapropriados de seus imóveis.

 

Por este motivo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em conjunto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) realiza, hoje, às 19h, no auditório da sede do Crea-PE, uma mesa redonda com a participação do Governo do Estado e a população. O objetivo é discutir soluções que sejam de consenso entre o Poder Público a sociedade, que apresentarão informações e opiniões diferentes sobre a construção desses viadutos e dos elevados.

 

Estão entre os convidados a Prefeitura da Cidade do Recife, as Secretarias Estaduais da Casa Civil, da Imprensa, das Cidades, dos Transportes, além do Tribunal de Contas do Estado e da União e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

 

Os viadutos transversais à Avenida Agamenon Magalhães serão nos cruzamentos com da Rua General Joaquim Inácio – Rua do Paissandu, Av. Rui Barbosa com a Rua Fernandes Vieira, Rua Dom Bosco com a Rua Joaquim Nabuco e Parque Amorim – Rua Bandeira Filho. Já o elevado terá 2,2 quilômetros de extensão, com seis faixas (três em cada sentido) e o trajeto será do Hospital Português até a Rua Buenos Aires, no Bairro do Espinheiro, transversal à Agamenon Magalhães. Além disso, terá 12 metros de altura e 26 metros de largura.

 

Serviços:

Quando: 24 de janeiro

Hora: 19h

Local: Auditório do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, nº 2978, Espinheiro – Recife

 

Leonardo Raboni