Crea-PE e Cetran articulam curso de pós-graduação em engenharia de trânsito e transportes pela Poli/UPE

A proposta do curso visa atender a demanda dos profissionais, principalmente do interior, em especialização voltada ao planejamento do sistema viário, transportes, controle do trânsito, entre outros temas

Uma ótima notícia para os engenheiros e engenheiras do Sistema Confea/Crea. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e o Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE) estão articulando uma especialização em engenharia de trânsito e transportes. A pós-graduação lato sensu será oferecida pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE).

A minuta inicial do curso foi apresentada, nesta segunda-feira (27), pelas professoras Cláudia Alcoforado, do Departamento de Engenharia Civil da Poli e também coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional no Crea-PE, e Maria Clementina Alcoforado, mestra em direito público, que já atuou como gerente geral jurídica da CTTU.

A proposta do curso, discutida no encontro, visa atender a demanda dos profissionais, principalmente do interior, em especialização voltada ao planejamento do sistema viário, transportes, controle do trânsito, entre outros temas. “O curso terá a engenharia como foco, tratando de conceitos importantes e ferramentas necessárias ao trabalho do profissional”, ressaltou Adriano Lucena, presidente do Crea-PE.

O presidente do Cetran, Walter Barbosa, disse que a proposta de especialização feita ao Crea-PE foi pensada para a formação de profissionais da Engenharia que possam propor soluções para o trânsito e transporte nos municípios. Segundo ele, as prefeituras têm dificuldades na formação de quadros técnicos com engenheiros especializados.

O superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni, explicou que a necessidade de especialização em algumas áreas é uma demanda apresentada pelos profissionais nos encontros do Programa Crea Desenvolve.

A reunião contou ainda com as presenças do chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcos André de Carvalho. Pelo Centran, também fizeram parte da reunião o coordenador técnico Marcos Bezerra; o assessor jurídico Nilson Holanda, e a coordenadora de Educação, Margarida Brayner.