Crea-PE e Crea-AL realizaram encontro sobre a Rota da Fruticultura

Evento aconteceu na última terça-feira (26) e quarta-feira (27) no município alagoano Palmeira dos Índios

O município de Palmeira dos Índios foi a sede de uma importante ação de integração entre os Conselhos de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e Pernambuco (Crea-PE), que ocorreu nesta terça (26) e quarta-feira (27). O evento foi projetado em fevereiro passado, quando a presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, veio tratar com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, de ações regionais em conjunto, fortalecimento do sistema, sempre buscando a defesa da sociedade, além da abertura do espaço para os profissionais.

O evento no município alagoano tratou a Rota da Fruticultura como tema principal, além de estimular a aproximação institucional entre os regionais com as Câmaras Temáticas de Agronomia de ambos os Creas. Na comitiva pernambucana, estiveram presentes, além de Lucena, o superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, os conselheiros Heleno Mendes, André Melo e Emanuel Araújo.

Também fizeram parte da comitiva pernambucana as inspetoras de Garanhuns Juliane Beatriz dos Santos Leal (coordenadora), Karlla Grazielle Bernardo Torres (tesoureira) e Monnykhe Lorena de Oliveira Melo (secretária), além dos assessores da presidência Marcelo Sampaio e Charles Jurubeba.

A Rota da Fruticultura é um programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com a intenção de estruturar um polo de fruticultura agroecológico economicamente viável e integrado, abrangendo todas as cidades de Alagoas. Já foram R$ 10 milhões investidos para implementação do programa, que já proporcionou mais de mil mudas para cerca de 2 mil famílias da região.

A ação foi dividida em duas etapas: no primeiro dia, uma reunião técnica entre as Câmaras Especializadas de Agronomia dos dois estados para alinhamento e discussão sobre o assunto; no segundo dia, uma visita técnica à Cooperativa de Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), no povoado de Curuçu, para conhecimento in loco da maior área de plantação de umbu-cajá de Alagoas, um dos principais proveitos da Rota no estado.

Na condução da iniciativa, o conselheiro e coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-AL, José Teodorico, atribuiu um saldo positivo ao encontro, ressaltando a troca de conhecimento feita entre os Conselhos. “Pudemos apresentar o que é a Rota da Fruticultura Alagoana e os benefícios que está trazendo para a Agronomia do estado, ao mesmo tempo que também aprendemos com as experiências do Crea-PE, que nos enriqueceu muito”, disse.

Adriano Lucena também valorizou o estreitamento dos regionais, destacando a força que isso pode imbuir no serviço prestado à sociedade. “O Crea-AL e o Crea-PE precisam estar sempre juntos assim para que a gente possa trocar experiências, conhecimento e praticidade. O que nós queremos são essas instituições fazendo trabalhos para que cada profissional se identifique e queira participar de forma ativa no dia a dia, tornando os nossos Creas cada vez melhores e mais fortes”.

A Secretaria de Agricultura de Palmeira dos Índios, representada pelo secretário José Cícero e pelo engenheiro agrônomo Euclides Júnior, também forneceu forte apoio na realização da agenda, levando a perspectiva do município em relação ao programa e guiando o grupo nos principais pontos de plantio da região.

De acordo com o secretário, essa visita é de grande valia para a agricultura do município, carente dessa atenção da Agronomia local. “Os agrônomos do Crea-AL e do Crea-PE trouxeram suas experiências para trocar com a visão dos produtores locais, e isso é muito importante e benéfica para o município. Precisamos de mais visitas como essa nas comunidades e na zona rural para que os nossos agricultores adquiram mais conhecimento de novas tecnologias”, afirmou José Cícero.

Também fizeram parte do evento os conselheiros do Crea-AL, José Fragozo e Gilvan Gomes; o gerente de Fiscalização Igor Balbino, e o fiscal Cristiano Ricardo.