Crea-PE e entidades vinculadas retomam negociações com PCR por melhores salários

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou segunda-feira (1º), de reunião com o secretário de Assuntos Jurídicos do Recife, Ricardo Soriano, sobre o acordo selado, em 2007, referente ao pagamento do salário mínimo profissional aos servidores das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia como determina a Lei Federal 4.950-A.

Também estiveram presentes na comitiva representantes do Sindicato de Engenheiros de Pernambuco (Senge), do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros das Entidades da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife (Assaepre) e a vereadora Marília Arraes.

“Essa reunião significa a retomada das negociações com a Prefeitura do Recife. O secretário Ricardo Soriano prometeu que irá aprofundar o conhecimento nesse assunto, posicionando-se como um novo canal de negociações com o prefeito João da Costa”, disse José Mário Cavalcanti.

Histórico – Os servidores travam essa luta desde 2001. Ao longo desses oito anos, a reivindicação transformou-se numa bandeira defendida por todas as entidades de classe das categorias profissionais envolvidas. Os profissionais vinculados ao Crea-PE repudiam o reajuste proposto de, apenas 4%, apresentado por João da Costa e aprovado na Câmara Municipal dos Vereadores.

A conduta provocou a indignação e o descontentamento de todos os envolvidos no processo já que houve quebra de acordo, que garantia o pagamento de cinco salários mínimos, em 2007, e de seis salários mínimos, em 2008, atendendo assim o que determina a lei federal.