Crea-PE firma compromisso de apoio à Comissão de Acessibilidade da Alepe

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, ratificou, no dia 2 de setembro, o compromisso de apoiar à Comissão Especial da Acessibilidade da Assembleia Legislativa.

Em visita ao gabinete do engenheiro José Mário Cavalcanti, o deputado estadual Airinho de Sá Carvalho, presidente da Comissão, falou sobre as necessidades das adequações arquitetônicas, em Pernambuco, para as pessoas com deficiência e solicitou uma parceira com o Conselho para dar o suporte técnico nesta questão.

“Quando falamos de acessibilidade para todos, estamos discutindo a mudança de cultura das pessoas. Mas, o Crea-PE não medirá esforços para participar dessa mobilização, pois essa é uma bandeira que nos levantamos nesta gestão”, disse José Mário Cavalcanti, lembrando a retomada do Programa Fácil acesso para todos coordenador pela arquiteta e urbanista, que é referência nacional no assunto, Ângela Carneiro da Cunha.

Para o deputado, é necessário que haja a união de esforços para que a sociedade se prepare para receber as pessoas com deficiência. “O governo vai investir R$ 500 milhões em Suape até o fim de 2009. E isso significa mais emprego. Precisamos qualificar as pessoas com deficiência para ocupar parte dessas vagas”, destacou o parlamentar. “Se não ficarmos cobrando (do governo), não sai nada para as pessoas com deficiência”, acrescentou.

O parlamentar ainda falou sobre a importância das construções atuais já serem projetadas para atender às necessidades de todos da sociedade, chamando as construtoras para o debate. De mesma opinião, a arquiteta e urbanista Ângela informou que, segundo pesquisas, os espaços adequados não oneram tanto o valor final da construção como alguns pensam.

“Existem empresas que já despertaram para construir apartamentos e casas adequados para todos da família. Se torna um diferencial nas vendas, você tem uma casa que pode receber um idoso, um cadeirante, uma pessoa com deficiência”, ressaltou a coordenadora Ângela.