Crea-PE é homenageado pelos seus 88 anos de história pela Câmara Municipal do Recife

No plenário lotado por convidados e colaboradores, o clima era de emoção na cerimônia para celebrar a iniciativa da solenidade proposta pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos)

O compromisso do Crea-PE com a sociedade e com os profissionais das engenharias foi destacado, na tarde desta terça-feira (6), pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena, na Câmara Municipal do Recife. Por proposição do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a Casa José Mariano realizou uma reunião solene em homenagem aos 88 anos do Crea-PE. No plenário lotado por convidados e colaboradores, o clima era de emoção. Lucena também ressaltou a importância dos funcionários e profissionais na trajetória da instituição.

A vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos), integrante da mesa diretora da Câmara, presidiu a sessão. Além da vereadora e de Calheiros, compuseram a mesa o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, o superintendente Técnico do Conselho, Nielsen Christianni, o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Mozart Bandeira, e o coordenador-adjunto do Comitê de Gestão, Florêncio Absalão. “O Conselho Regional tem um papel importante em agregar profissionais, que têm respaldo da instituição e assistência no exercício da profissão”, disse Ana Lúcia.

Calheiros ressaltou a importância da homenagem pela história e atuação do Conselho. O vereador lembrou que as engenharias respondem por 80% do PIB (Produto Interno Bruto). Para Calheiros, a entidade tem contribuído com inúmeras pautas sociais. Segundo ele, o Crea está cada vez mais próximo da sociedade civil, buscando intervir em pautas importantes como mobilidade urbana, manutenção predial, tanto pública quanto privada, e na saúde. “Não dá para falar em saúde sem falar na engenharia responsável pelo saneamento básico, pelas condições de moradia ou no planejamento predial para o segmento”, explicou. “Enaltecer a instituição é enaltecer a sociedade e o povo pernambucano”, afirmou o vereador.

Após receber a placa comemorativa aos 88 anos de fundação do Crea-PE, Adriano Lucena falou da emoção pelo que o Conselho tem construído. “O Crea, que é a nossa casa, representa a população pernambucana e une todas as engenharias, sem distinção”. Adriano Lucena ressaltou que a engenharia promove o bem-estar à população. O presidente lembrou que os profissionais de engenharia, agronomia e geociência deixaram de ver o Crea-PE apenas como uma instituição burocrática e arrecadadora. “Queremos ser medidos pela satisfação que geramos aos profissionais e à sociedade”, afirmou.

Adriano Lucena destacou alguns projetos, entre eles o Crea Desenvolve, o Programa Mulher e o Crea nas Escolas. Também lembrou de programas como o Crea Convida, Sextou e o Mulher PE. “Além da preocupação com a questão dos números, nos preocupamos com a arte, a literatura, a música. Agradeceu aos colaboradores e aos profissionais, que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da instituição. “Temos o compromisso de entregar uma gestão infinitamente melhor do que recebemos”, afirmou.

Nielsen Christianni disse que a homenagem é muito maior quando se entende que há um trabalho de interação com a sociedade. “Temos muita responsabilidade com a habitação, a qualidade da energia e da água, e de pensar o desenvolvimento para todo mundo”, ressaltou.