Crea-PE e prefeitura de Salgueiro se unem para valorizar profissionais do Sistema Confea/Crea

O superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Roberto Arrais, esteve, de segunda-feira (25) até ontem (27), no município de Salgueiro, distante 518 quilômetros do Recife para, juntamente com o prefeito da cidade, Marcones Libório tratar de assuntos de interesse dos dois órgãos, dentre eles, a celebração de convênio de cooperação técnica.

A minuta de convênio de cooperação técnica enviada pelo presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, ao prefeito do município, prevê ações de valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, ampliação das responsabilidades sobre as obras executadas e a contribuição na discussão sobre os atuais e os futuros desafios para o desenvolvimento do município de Salgueiro.

De acordo com Roberto Arrais, o município é hoje um grande polo de desenvolvimento, em virtude da realização das obras de construção da Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco, responsáveis por investimentos para a edificação de novos hotéis, shopping para 45 lojas, casas comerciais, restaurantes, além da restauração e recuperação de praças e ruas.  Na opinião do superintendente, o amplo desenvolvimento social, na rede de saúde e na educação, aponta melhorias dos indicadores e concorre para a ampliação da infraestrutura da cidade, fato que justifica a preocupação em promover ações de valorização profissional no município, dentre outras iniciativas.

Para o prefeito Libório, “esse processo de desenvolvimento não tem volta, agora é daqui para frente, com amplo investimento no conhecimento, na educação, na formação profissional, especialmente da juventude, com a chegada do Instituto Federal atendendo 1200 jovens e a Escola Técnica que também está sendo instalada para ampliar a oferta de qualificação profissional. Esse modelo de formação de técnicos é mais rápido, especializa, gera entrada no mercado de trabalho de forma mais imediata e, se o jovem quiser continuar os estudos, pode também ampliar sua formação com a universidade”, comemora o gestor.

A proposta de parceria foi bem aceita pelo gestor do município e a minuta do convênio seguiu para a assessoria jurídica da prefeitura onde será avaliada e, caso necessário receberá contribuições e ajustes. A assinatura do documento deverá ocorrer após a apreciação do texto sugerido.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE