Crea-PE e UFPE assinam acordo para implantação do Memorial da Engenharia

Conservar o Memorial da Engenharia em Pernambuco. Esse é o motivo para a celebração do protocolo de intenções, realizada nesta quarta-feira (16), entre o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e o reitor da UFPE, Amaro Lins, assinaram o documento na Reunião do Pleno do Departamento de Engenharia Civil, em solenidade realizada no Memorial, situado nas dependências do antigo prédio da Escola de Engenharia de Pernambuco, na rua do Hospício, Boa Vista.

O acordo prevê o compromisso de propiciar condições para o estabelecimento de ações conjuntas, visando a implantação e a manutenção do Memorial da Engenharia. Tanto o Conselho como a UFPE estarão envolvidos na elaboração de programas e projetos específicos, executados através da firmação de convênios. O protocolo terá duração de três anos.

Segundo o conselheiro do Crea-PE e professor da UFPE, Maurício Pina, o memorial é devedor de gratidão ao Crea. Pina destacou também a presença do professor Camelo, que desde 1982 luta pela implantação do Memorial da Engenharia. O conselheiro fez um resgate do contexto histórico e lembrou que a Escola de Engenharia de Pernambuco foi a primeira existente no Norte/Nordeste e a quarta do País. “Por toda a importância histórica a Escola será reverenciada. A proposta é ainda esse ano iniciar o trabalho de recuperação do prédio. Queremos em breve fazer um auditório e um museu da engenharia com acervo bibliográfico, entre outros benefícios para o fortalecimento e valorização profissional”, explicou Maurício Pina.

“O Crea-PE sente muito orgulho em participar desse processo. Estamos engajados para concretizar a reforma do Memorial”, disse José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE. Para o reitor da UFPE, Amaro Lins, a história da Escola de Engenharia é muito bonita e deve sempre ser lembrada. “O momento agora é de muita emoção para todos nós e importantíssimo para a engenharia de Pernambuco”, destacou. “Reafirmo o compromisso da Universidade com esse projeto”, finalizou o reitor.

Além do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e do reitor da UFPE, Amaro Lins, estiveram presentes na cerimônia o chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, Jefferson Rego; o diretor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, Edmilson Pontes de Lima; o idealizador do Memorial da Engenharia e ex-professor da Escola de Engenharia, Álvaro Camelo; o 1º vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim; e o conselheiro do Crea-PE, Maurício Pina.

Kele Gualberto e Vanessa Bahé
ASC Crea-PE