Crea-PE e UFPE avançam nas ações para revitalização do Memorial da Engenharia de Pernambuco

A iniciativa é pioneira no país e tem como objetivo valorizar a história dos profissionais das engenharias do Estado

Um importante passo foi dado nesta sexta-feira (1°) para o resgate e a preservação da história das Engenharias no Estado. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o membro do Comitê Tecnológico Permanente, o engenheiro Maurício Pina, reuniram-se com o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o vice-reitor, Moacyr Araújo. Durante o encontro, que ocorreu na sede da Universidade no Recife, foi agendada a data da assinatura do termo de convênio entre as duas instituições e do lançamento dos editais de licitação dos projetos para a revitalização do Memorial da Engenharia de Pernambuco. A data escolhida para concretizar as iniciativas foi o dia 19 de março.

“Hoje, sem sombra de dúvidas, é um momento histórico para o Crea-PE, instituição que está muito próximo dos seus 90 anos. Marcamos com a Universidade Federal o dia para assinar o termo de convênio entre o Conselho e a UFPE e lançar os editais de licitação dos projetos para recuperação do Memorial da Engenharia. Essa iniciativa não é uma obra de pedra, de cal, cimento, aço ou concreto. É a realização de um sonho”, comemorou Adriano Lucena.

O memorial é uma iniciativa pioneira no país e tem como objetivo impulsionar o mercado imobiliário e a revitalização da área central da capital pernambucana. O projeto funcionará na Rua do Hospício, no prédio que abrigou a Escola de Engenharia, entre os anos de 1945 e 1966.

Na ocasião, reitor Alfredo Gomes apresentou o projeto de recuperação e ocupação do antigo prédio da Sudene, no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, voltado para os órgãos públicos e entidades privadas.

Estiveram presentes na reunião a diretora do Complexo de Convenções da UFPE, Mariane Brayner; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Conceição Reis; e o chefe de gabinete adjunto, Emanuel Morais.