Crea-PE elabora laudo dos imóveis atingidos pela chuva na Mata Sul

O Comitê Gestor de Crises reuniu-se, na segunda-feira (04) passada, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para definir a estratégia de ação dos laudos técnicos referente às situações dos imóveis atingidos pelas enchentes de junho deste ano. Para dar mais celeridade no processo de reconstrução das cidades destruídas, o Governo do Estado convocou o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) a participar do mutirão para ajudar com seus profissionais habilitados a elaborarem os laudos de vistorias nos imóveis.

De acordo com presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab-PE), Amaro João, existe cerca de 27 mil laudos para serem elaborados dentro de um mês. Para que o prazo seja alcançado com sucesso, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, falou da necessidade dos cruzamento de informações já levantadas e do uso de tecnologia durante as vistorias nos locais.

“É importante que haja o georrefereciamento da área para que não haja erro na localidade visitada”, afirmou o presidente José Mário Cavalcanti. Os laudos realizados pelos profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua darão o respaldo do serviço, que foi realizado anteriormente em caráter de urgência pelo governo.

A empresa Mídias Educativas recomendou o uso de Iphone para fazer o levantamento, transportes e o processamento das informações. O equipamento também será utilizado para fotografar as casas com o objetivo de anexar aos laudos técnicos. A ideia é garantir mais agilidade e segurança.

Confira aqui as fotos no FLICKR.

Kele Gualberto
ASC Crea-PE