Crea-PE em busca de interação com empresas públicas e privadas

Iniciativa tem caráter educativo para proteção da sociedade, valorização dos profissionais e estímulo à adequação às normas

O Crea-PE mais perto das empresas públicas e privadas. Este é um dos itens da pauta do Conselho para este ano. Com tal interação, o Crea promove ações educativas para que as empresas se adequem aos normativos legais. Isso evita punições previstas no ordenamento jurídico.

O primeiro passo do Conselho é solicitar os organogramas das empresas. Nesta lista deve ser informada a indicação dos ocupantes dos cargos e a relação dos profissionais contratados como engenheiros, agrônomos e geocientistas ou que exerçam atividades pertinentes às profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

A atuação do Crea-PE tem por finalidade promover ações para proteger a sociedade da “não engenharia” ou da “má engenharia”, ampliando este conceito para a agronomia e as geociências. Tal iniciativa reforça o reconhecimento dos profissionais que desempenham suas funções dentro da ética, da responsabilidade e com qualidade.

De maneira proativa, o Crea-PE busca interagir mais com as organizações e com os profissionais para que suas ações não sejam percebidas como punitivas, mas sim educativas. Com isso, contribui para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população, além de valorizar o trabalho dos profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea.

O Crea-PE quer também ajudar o profissional a montar seu portfólio profissional, com a solicitação de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Muitos destes profissionais deixam de solicitar a ART dos projetos que são responsáveis e acabam ficando sem este acervo profissional.

É importante lembrar que o Crea-PE coloca-se à disposição para realizar eventos de capacitação técnica sobre os serviços e produtos que ele presta. Só para se ter uma ideia de como funciona na prática, no segundo semestre do ano passado o Conselho realizou, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon), o Workshop Técnico sobre Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e Certidões de Acervo Técnico (CATs).

Para o encontro, o Crea-PE entrou com o corpo técnico e a realização das palestras ficou a cargo da coordenadora da área de acervo e ART, Maristela Portela, e dos engenheiros Thiago Gomes, Liliana Ramos e Arlindo Neto. Esta parceria com Sinduscon foi mais uma oportunidade do Conselho em contribuir para reduzir os entraves por meio de orientações prestadas pelo seu corpo técnico para as empresas e profissionais que solicitam esses serviços.

“Com foco no atendimento aos anseios e às demandas da sociedade, proporcionando qualidade dos serviços e produtos das engenharias, da agronomia e das geociências, o Crea-PE assume o papel de maior integração com os profissionais e as empresas públicas e privadas”, observa o superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni. Ele ainda destaca: “essa ação contempla também a valorização profissional ao buscar promover orientações com vistas à importante formação dos acervos técnicos dos profissionais, na qualidade e agilidade do seu atendimento, bem como no cumprimento aos normativos legais, condição para a regularização da habilitação profissional das empresas”.

As empresas têm até o dia 31 de janeiro para enviar a documentação que será solicitada via ofício. O prazo é para dar tempo à organização da documentação solicitada e eventual regularização de suas situações, aproveitando, inclusive, os incentivos previstos na legislação vigente.

O projeto será coordenado pelo engenheiro eletricista Florencio Absalão. “É importante o Crea se aproximar mais dos profissionais, das organizações e da sociedade. O Crea-PE precisa ser percebido como gerador de valor para todas as partes interessadas”, destaca o engenheiro.