Crea-PE faz lançamento do livro Manutenção Predial

A experiência de mais de dez anos do engenheiro Rafael Maciel Neto na área condominial serviu de pano de fundo para a construção do seu primeiro livro. “Manutenção Predial – Nunca deixe para depois” foi lançado, nesta terça-feira (13), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE). Escrito durante a pandemia, o livro é um resumo dos conhecimentos do engenheiro sobre o tema e um alerta para a importância da necessidade de manutenção dos edifícios. Segundo o autor, a maioria dos síndicos e administradores não conhece as leis e normas relativas à manutenção.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que o lançamento do livro resgata história de Rafael Maciel e dos engenheiros de Pernambuco que se doam na construção de prédios, fábricas, hospitais, redes de saneamento. Também vai ao encontro do propósito do Conselho de valorizar o engenheiro e deixar um legado de conhecimento para as próximas gerações. “A manutenção e preservação dos prédios também ajudam a salvar vidas”, afirmou.

Ao auditório lotado, Lucena lembrou que o Crea-PE e o Secovi estão articulando a elaboração de um manual que vai melhorar a segurança de quem mora em prédios. A publicação irá definir as atividades de engenharia, agronomia e geociência, com indicação dos profissionais adequados a realizar atividades que o condomínio necessita. O superintendente Técnico do Conselho, Nielsen Christianni, disse que o Crea-PE está mais próximo da sociedade e dos profissionais, que ofertam engenharia de qualidade. “É uma honra o lançamento do livro na casa de todos os engenheiros, agrônomos e geocientistas”, afirmou.

Bastante emocionado, Rafael Maciel Neto, contou que preferia falar com o coração. Disse que o livro é uma contribuição à melhoria da qualidade de vida para a população. De acordo com o engenheiro, a Lei Estadual 13.302 determina a obrigatoriedade da manutenção predial, mas é pouco divulgada. Ele acredita que, além disso, faltam informações básicas para que síndicos e administradores de condomínio possam resolver os problemas de manutenção. E essa é a proposta do livro.

O autor disse que “Manutenção Predial” descreve os sistemas prediais, para que os gestores podem entender como funcionam, e as medidas necessárias de conservação. Mostra as principais patologias dos edifícios, tecnologias modernas que melhoram o prédio e até questões legais, como o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). “O objetivo maior do livro é difundir a cultura da manutenção, que precisa ser levada a sério”. Maciel Neto ressaltou que a manutenção deve ser preventiva e não corretiva. A correção, segundo ele, implica em maior custo, menor prazo e baixa qualidade.

O livro traz ainda um glossário de termos técnicos e um fissurômetro. A ferramenta ajuda a identificar uma trinca, fissura ou rachadura na construção. O evento contou com a participação da plateia que dirigiu perguntas ao autor. Rafael Maciel Neto também autografou os exemplares vendidos. O lançamento foi encerrado com um coffee break.