Crea-PE, Aespe e Anest realizam 24º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho em novembro

Evento acontece pela primeira vez no Recife, em formato híbrido, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS, de 21 a 23 de novembro. Faça sua inscrição

Profissionais da segurança e saúde no trabalho terão oportunidade de discutir as recentes mudanças normativas e seus impactos, durante o 24º Conest, que acontece pela primeira vez no Recife. O Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho terá formato híbrido, de 21 a 23 de novembro. As inscrições podem ser feitas aqui. O primeiro lote encerra dia 21 de setembro.

A programação presencial será no Centro de Eventos do Recife, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O encontro é realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe) e Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança no Trabalho (Anest).

O Conest é o maior evento de engenharia de segurança de trabalho do País. É realizado anualmente e reúne profissionais de empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Os debates giram em torno da saúde e segurança do trabalho. Haverá também apresentação de trabalhos científicos. O tema desta edição é “A evolução da engenharia de segurança no trabalho no contexto da revolução 4.0”.

Segundo Audenor Marinho, presidente da Aespe, o Conest vai contar com palestrantes de vários estados do País, de Portugal e da Espanha. Entre os destaques estão Gianfranco Pampalom, ex-auditor fiscal do trabalho, e o consultor Aguinaldo Bizzo. O ex-juiz do trabalho Edwar Abreu vai apresentar o minicurso “Segurança e saúde no trabalho e o direito previdenciário”. Outra presença aguardada é a da vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados, Luciana Conforti, que participará de um talk show, no primeiro dia do evento.

O Conest tem público alvo de profissionais das áreas de segurança e saúde no trabalho, como engenheiros, técnicos, enfermeiros, advogados trabalhistas, empresários e profissionais de recursos humanos. Marinho disse que é esperado um público de aproximadamente 600 participantes, no auditório do Centro de Eventos e na plataforma online. Em Pernambuco, os setores de segurança e saúde no trabalho contam com mais de dez mil profissionais.

A abertura do encontro será às 9h e terá participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão. O evento vai contar com palestras, talk show, workshops e painéis. “As informações mais recentes sobre as mudanças normativas e seus impactos no setor são o destaque dessa edição”, explica Audenor Marinho. Outro tema importante para o setor discutido no evento é o tratamento do novo programa de gerenciamento de riscos operacionais.