Crea-PE inaugura a exposição Elas em Foco em homenagem às profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências

Evento de abertura aconteceu nesta segunda-feira (13) reunindo as representantes de entidades, instituições de ensino e do Crea-PE retratadas na segunda edição da mostra que marca o Dia Internacional da Mulher

As profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências que estão conquistando seus espaços no mercado de trabalho, foram as grandes homenageadas do Comitê Mulher Pernambuco do Crea-PE, na segunda edição da exposição fotográfica “Elas em Foco”. A iniciativa, que retrata 20 mulheres, é mais uma ação do Crea-PE para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A exposição foi inaugurada nesta segunda-feira (13), no hall do Conselho, onde permanece até o dia 31 de março.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, abriu a exposição lembrando da importância da participação da mulher em todos os espaços. “A mulher tem que estar onde ela quiser”, afirmou Lucena, que também preside o Comitê Mulher Pernambuco. A coordenadora adjunta do Comitê, Giane Camara, ressaltou a importância de evidenciar as mulheres, em espaços como o Crea-PE.

As homenageadas destacaram a importância da iniciativa do Crea-PE e o orgulho de serem indicadas para participar da exposição. As profissionais representaram entidades de classe ligadas ao Sistema Confea/Crea, instituições de ensino e colaboradoras do Conselho. “É um momento para celebrar nossas vitórias, em uma das profissões consideradas mais masculinas”, afirmou a engenheira agrônoma Ceres Duarte Guedes Cabral de Almeida, representante da UFRPE.

Espaços conquistados pelas mulheres

Para marcar a homenagem do Crea-PE às profissionais retratadas na exposição fotográfica “Elas em Foco”, as participantes receberam certificados e brindes alusivos ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que está na segunda edição, retratou 20 mulheres, seis a mais que na primeira mostra, que aconteceu em 2022. “No ano passado, estávamos em estado pandêmico, mas conseguimos celebrar com 14 mulheres. A tendência é ampliar ainda mais a exposição no próximo ano”, prometeu Giane Camara, coordenadora-adjunta do Comitê Mulher Pernambuco do Crea-PE.

A primeira a receber o certificado foi a engenheira agrônoma Liliana de Almeida Ramos, profissional do Sistema Crea/Confea que representou as servidoras do Crea-PE. “Eu me sinto muito honrada em representar o grupo de funcionárias da casa, que se dedica aos normativos do Crea-PE”, afirmou.A engenheira de Pesca Magda Simone Leite Pereira agradeceu pelo espaço aberto pelo Crea-PE com a exposição e ressaltou que as mulheres devem ocupar todos os espaços também por merecimento.

Para a engenheira ambiental Carmem Carneiro, representante da AEAMBS, a homenagem do Conselho às profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências está em sintonia com a ODS 5 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da importância da igualdade de gênero. “O Crea que queremos construir é o da inclusão, da maior representatividade das mulheres, participativo e democrático, com o fortalecimento das entidades de classe”, finalizou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

As mulheres retratadas na exposição foram indicadas por entidades que têm representação no Conselho, instituições de ensino e pelo Crea-PE. A exposição fotográfica “Elas em Foco” ficará no hall do Conselho até o dia 31 de março.

Confira a lista das homenageadas:

Márcia Cristina de Souza Matos Carneiro (ABECA), Sheila Cavalcanti Pereira (ABENC), Carmem Carneiro Lima (AEAMBS), Magda Simone Leite Pereira Cruz (AEP-PE), Giane Maria de Lira (AESGA), Andrea Florêncio da Silva (AESPE), Lucila Ester Prado Borges (AGP), Olímpia Cássia de Sá Araújo (ANBEM), Janaína Teixeira da Silva (APEEF) Janine Souza da Cruz (ASSEA), Danusa Correia de Araújo (TESLA), Liliana de Almeida Ramos (CREA-PE), Isabelle M. J. Meunier (CTP), Priscilla Ferreira Martinelli (IBAPE), Cláudia Fernanda da Fonsêca Oliveira (MÚTUA-PE), Silvania Maria da Silva (SENGE), Macirleide Duarte dos Santos Moura (UFPE), Ceres Duarte Guedes Cabral de Almeida (UFRPE), Micaella Raíssa Falcão de Moura (UNICAP) e Maria da Conceição Justino de Andrade (UPE).