Crea-PE realiza 5ª edição do Fórum Técnico Permanente de Políticas de Manutenções Prediais em Pernambuco

Objetivo do grupo é discutir formas de sensibilizar a população sobre a importância das manutenções prediais e suas boas práticas

Mais um encontro para discutir e avaliar o encaminhamento das ações para o fortalecimento da cultura de manutenções prediais no Estado. No 5º encontro do Fórum Técnico Permanente de Políticas de Manutenções Prediais em Pernambuco, realizado nesta segunda-feira (13) na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, a correlação entre manutenção das edificações e os serviços de seguros foi amplamente detalhada. Representantes de seguradoras presentes nesta rodada explicaram que, em alguns casos, os sinistros podem não ser pagos se for constatado que alguma das atividades ligadas à inspeção e manutenção de um determinado sistema do edifício não tenha sido realizada.

“Nesta quinta edição já pudemos ver a integração de outros núcleos que antes não tinham participado, como a Defesa Civil – hoje presente com dois representantes – um na esfera estadual e outro municipal. Também conseguimos detalhar muito mais essa correlação entre a manutenção e as seguradoras e falamos bastante sobre normatização, regularização e saímos deste encontro com o intuito de constituir alguma referência de legislação a nível estadual para manutenções prediais”, explicou o superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni, que comanda o Fórum junto ao gerente de Integração e Excelência do Crea-PE, Ivan Carlos Cunha.

Ainda de acordo com Nielsen, com o avanço das pautas no aspecto educativo e técnico, é chegado o momento de avançar no campo da legislação. “Já ocorreram alguns avanços no aspecto da construção de um trabalho educativo – hoje teremos pelo menos dois instrumentos que vão ajudar nesse processo: um voltado para administradores e síndicos de condomínios e edificações, que é o Manual do Crea para condomínios e edificações; e o outro, que já é fruto deste Fórum, a cartilha ‘Manutenção Prediais – Uma responsabilidade de todos’, voltado para toda a sociedade. O diálogo técnico com outros engenheiros e profissionais da área também tem acontecido com muita facilidade e, desta forma, pretendemos avançar com os aspectos legais da pauta”, detalhou.

Na próxima reunião, o grupo já deve trabalhar com a elaboração de uma minuta que possa subsidiar um Projeto de Lei voltado para orientar a manutenção predial no Estado. O encontro desta segunda-feira contou com a presença de representantes de entidades do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape), do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), empresas de engenharia e da Prefeitura de Camaragibe.

Para o diretor de Engenharia da Defesa Civil de Pernambuco, Marcelo Lima Silva, a reunião foi muito interessante. “Importa bastante à Defesa Civil este tema por causa de alguns incidentes que podem ocorrer, como a queda de marquises ou outros equipamentos urbanos que cedem por falta de manutenção. Queremos estar cada vez mais presentes nesses encontros daqui pra frente, contribuindo para a discussão, inclusive já indicamos a participação do Corpo de Bombeiros, que é quem cobra aspectos de manutenção predial no dia a dia”, disse.

Também presente no encontro, o diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), Leandro Vasco, afirmou que o tema é extremamente sensível à atividade que realizam e que, por isso, o órgão tem total interesse em colaborar. “Nosso trabalho tem muita sinergia com tudo o que foi discutido aqui hoje porque fazemos inspeções, emitimos laudos, conferimos se esses laudos e manutenções estão sendo atendidos e também aplicamos a precificação de risco. Então colaborar para que haja essa comunicação em todos os níveis é muito importante. Estamos aberto ao diálogo, a fornecer materiais, compartilhar a legislação junto com o Crea pra que possamos fortalecer ainda mais essa frente ampla”, garantiu.