Crea-PE inaugura nova Inspetoria em Santa Cruz do Capibaribe na quarta-feira (28)

Instalação de nova sede faz parte do plano de gestão de fortalecimento do Conselho no interior do Estado

O plano de gestão de fortalecer o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco no interior do Estado ganha mais um importante reforço. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, vai contar com uma Inspetoria do Crea-PE. A inauguração do prédio da nova sede ocorrerá na próxima quarta-feira (28), no Empresarial Via Shopping, na Avenida 29 de Dezembro, 715, no bairro de São Cristóvão.

Além da aproximação com os profissionais locais, prestando a assistência necessária aos engenheiros, agrônomos e geocientistas, o novo espaço chega para contribuir com o desenvolvimento da cidade e região. Maior produtor de confecções de Pernambuco e segundo do Brasil, o Polo Têxtil do Agreste tem na cidade de Santa Cruz uma de suas principais bases. A 17ª unidade do Crea no Estado vai atender também os municípios de Toritama, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Frei Miguelinho.

“O Crea está levando conhecimento e uma instituição de 88 anos para caminhar ao lado da população de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou o presidente do Conselho, Adriano Lucena.  Segundo ele, o Crea-PE chega à região para mostrar a importância da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, em um polo de desenvolvimento estratégico. Para o presidente, é também uma oportunidade de mostrar como é construir e produzir respeitando a natureza, levando energia limpa, acessibilidade e pleno emprego para os profissionais do Sistema Confea/Crea.

Plínio Sá, coordenador das Inspetorias, disse que o crescimento das cidades, principalmente de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, levou o Conselho a decidir pela criação da nova Inspetoria. “É um polo de desenvolvimento muito forte, onde a construção tem crescido consideravelmente”, destacou. Os sete municípios da nova regional eram atendidos antes por Caruaru.

A nova sede regional no Agreste vai oferecer serviços como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certificado de Acervo Técnico (CAT) e análise de processos. Conta com três inspetores – coordenador, administrativo e tesoureiro -, atendente e fiscal.

Segundo André Luis Bezerra, coordenador da Inspetoria de Santa Cruz do Capibaribe, a nova sede é uma oportunidade de aproximação do Crea junto aos profissionais. “A unidade em Santa Cruz significa maior presença e força do Crea no interior”, afirmou. Entre os benefícios, ele cita a mobilização da categoria, com a promoção de cursos, palestras e seminários.