Crea-PE inicia Fiscalizações Preventivas Integradas (FPI) de Carnaval

Recife, 22 de janeiro de 2010 – Técnicos do Conselho, Celpe, Codecipe, Corpo de Bombeiros, Detran, Emlurb, Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Associação dos Trios Elétricos de Pernambuco e da Dircon definiram, hoje (22), as diretrizes para a atuação dos órgãos nas Fiscalizações Preventivas Integradas (FPI), que vão ser realizadas pelo grupo durante os dias que antecedem os festejos carnavalescos. Na reunião, que contou com a participação do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, do superintendente, Osvaldo Fonsêca, da gerente Técnica Giani Camara e do chefe da Fiscalização do Crea-PE, Emerson Dizeu, ficou definido que as primeiras vistorias acontecem na próxima semana.

Nos dias dias 28 e 29 de janeiro, estão programadas três FPI. A primeira, a partir das 10h, nas instalações do Clube Português, onde será realizado o Baile dos Artistas, e a segunda, nos equipamentos montados para a prévia carnavalesca do Bloco Guaiamum Treloso. Se houver tempo hábil, os dois locais serão vistoriados pela manhã, caso contrário, será realizada uma pela manhã e outra à tarde. No dia 29, o grupo se reúne também a partir das 10h. Dessa vez para vistoriar as instalações do Clube Internacional do Recife, onde será realizado o Bal Masqué.

A grande preocupação do grupo, no entanto, são as condições de segurança dos trios elétricos, em especial dos que desfilam no Galo da Madrugada. Ações que garantam a regularidade e o cadastramento dos veículos que circularão no desfile da agremiação por locais como a Rua da Concórdia que, por ser uma via estreita, oferece perigo eminente aos foliões, não só transeuntes, mas também aos que ficam expostos em sacadas que não oferecem nenhum tipo de segurança, estão sendo adotadas junto ao Detran.

Os veículos contratados, que chegarem de outros estados, deverão ser vistoriados nas rodovias que dão acesso ao Estado, pela Polícia Federal. Já os registrados, em Pernambuco, serão vistoriados pelo próprio Detran. Também serão adotadas medidas que garantam o transporte e destinação final dos efluentes de esgotos acumulados nos trios e carros de apoio, para as Estações de Tratamento.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE